A Bíblia - Nova Temporada

Domingo, 06 de Novembro de 2016

Sinopse

A série A Bíblia - Nova Temporada é baseada na história de Jesus, crucificado e morto na cruz pelas mãos dos romanos. Pedro e os discípulos são caçados pelas autoridades do Templo, liderado pelo sumo sacerdote Caifás e soldados romanos sob ordens do governador Pôncio Pilatos. Para a pequena parte dos seguidores, todos os dias são lutas pela sobrevivência, e suas missões, para espalhar a Palavra ao mundo, parece impossível. Mas eles têm a esperança e logo poder: o milagre da ressureição e o choque com a chegada do Espírito Santo sobre todos eles no Pentencostes, lhes permitem inspirar mais e mais pessoas a aderir a caminhada. O crescimento da Igreja trouxe também desafios a Pedro, João e Maria Madalena, que são levados ao limite, enfrentando julgamentos, prisões, perseguições e punições, até compreenderem o poder que lhes são dados por Deus.

Outros grupos lutam por seus direitos na Roma ocupada no primeiro século de Jerusalém. Boaz e uma força dirigida por fanáticos, tentam ganhar os seguidores de Jesus, mas suas ações violentas, incluindo um atentado a Pilatos, trouxe terror para todos os residentes da cidade. A viúva de Boaz continua em sua missão quando ele é morto, as apostas ficam mais e mais sangrentas das batalhas, até que um massacre devastador dizima milhares de civis. Aqueles que vivem pela espada, morrem pela espada.

Em meio a essa turbulência cívica e crescente pressão de Pilatos para manter o controle do povo judeu, Caifás tenta conter a popularidade desta religião florescente, mas enfrenta forte oposição de dentro de seu próprio conselho judaico, de rivais que querem sua posição, e até mesmo de sua própria família, que começam a se voltar contra ele. Caifás encontra a solução em Saulo, um homem estudioso cujo desejo é de perseguir os seguidores de Jesus. Mas quando Saulo conhece Jesus no caminho de Damasco, ele se transforma de perseguidor para um seguidor fiel. Caifás enfrenta seu adversário mais difícil.

Pilatos, forçado a defender suas ações em relação a Jesus, e sua ansiosa esposa Cláudia, sentem escorregar de suas mãos e vê Caifás envolvido cada vez mais profundamente na política religiosa judaica. As reações de Pilatos se tornam mais brutais e infligem a ordem romana sobre as massas rebeldes. Cansado de seu tumultuado posto, Pilatos começa a encontrar um caminho para sair da Judéia, e ganha um novo posto na Síria, até seu aliado imperador Tibério morrer. Pilatos causa ainda mais derramamento de sangue e devastação ao povo de Jerusalém. E se ele está caindo, vai levar Caifás com ele também. Jerusalém entra em guerra total, e os seguidores de Jesus lutam em meio ao caos. Mas quando o centurião Cornélio pergunta a Pedro por salvação através de Jesus, Pedro finalmente entende de o quão longe vieram. O primeiro Cristão Romano é batizado por Pedro.

 

Episódio 6

As coisas pioram para Pedro com a perseguição de Saulo, tendo ele como alvo pessoal. Alguns seguidores ficam em Jerusalém, mas muitos fogem. Filipe, o evangelista, tem sucesso inesperado em Samaria. O imperador romano vai até Jerusalém. Um evento acontecerá e Pilatos pretende explorar para conseguir uma promoção para fora da cidade. Saulo continua sua perseguição aos cristãos restantes. Seu foco: encontrar Pedro a todo custo. Os Apóstolos são forçados a se esconder, onde continuam com suas práticas religiosas. Muitos deles deixam a cidade para fugir de Saulo. Filipe vai para Samaria. Tibério chega a Jerusalém com uma grande comitiva. Pilatos aproveita a visita como uma chance de mostrar suas habilidades de liderança. Pilatos também diz a Caifás que não pode haver mais prisões durante a visita de Tibério; ele quer dar a impressão de uma cidade pacífica. Ruben e Caifás tentam convencer Saulo a parar com as perseguições em Jerusalém. Então, Saulo vai para a Galiléia, onde intimida Maya. Ela retorna a Jerusalém com a notícia alarmante a seu pai e tenta convencer Pedro de que ele precisa agir. 

Filipe, entretanto, tem uma recepção hostil em Samaria, onde ele entra em contato com o mágico local. Embora Simon emocione as multidões, ele deixa Filipe cético. Mas Filipe espalha a palavra de Jesus na cidade e realiza milagres muito mais poderosos do que Simon jamais poderia fazer. Ao fazê-lo, ele converte as pessoas. Maria Madalena aceita um emprego trabalhando no palácio de Pilatos, para ganhar dinheiro e suprimentos para apoiar a igreja. Tibério chega com os jovens hedonistas, Calígula e Agripa, e decide o que fazer com Pilatos. Antipas aconselha-o a demitir Pilatos e passar o trabalho do governador para si. A posição de Pilatos é salva graças ao testemunho de Caifás. Graças também a Claudia que tem conseguido amizade com o imperador. Tibério decide promover Pilatos para o posto da Síria, fora de Jerusalém. Saulo está de volta em Jerusalém amedrontando os cristãos e é pego no ato por Agripa e Calígula. Pilatos diz a Caifás que as perseguições de Saulo estão colocando em risco a sua própria promoção. Caifás tem que se livrar de Saulo para o seu bem, então o envia para fora de Damasco. Saulo parte para Damasco e na rota tem uma visão de mudança de vida. Pedro e João vão para Samaria para ajudar Filipe e lá eles encontram Simon. Pilatos, entretanto, perde a sua passagem para fora da Judéia, quando o imperador Tibério é morto pelo jovem Calígula. 

Como Saulo deixa Jerusalém para Damasco, Caifás despacha Ruben para acompanhá-lo, para garantir que ele não vai voltar em breve. Pedro e João aproveitam a ausência de Saulo da cidade e ajudam Filipe com sua evangelização. Pilatos e Claudia ainda estão hospedando Tibério e os jovens Calígula e Agripa, cuja libertinagem irrita todo mundo. Enquanto Pilatos perde a calma e ameaça a vida de Calígula, Claudia é recompensada por Tibério com a promessa de um retorno à Roma para ela e seu marido em breve. Joanna introduz Maria Madalena para Cuza, mas mantém escondida sua conexão cristã. Joanna também tem de afastar as atenções indesejadas de Agripa, que ela só consegue fazer com a ajuda de Herodes. Na estrada, Saulo e Ruben argumentam, sobre a visão de Saulo, que o deixa cego. Seus homens levam-no a Damasco, onde ele se senta sozinho no escuro durante três dias. Barnabé vê Saulo na cidade e pensa em fugir; é apenas Ananias que o convence a ficar. 

Pilatos está preocupado com o seu movimento iminente para Roma, e ele promete nomear Antipas como seu sucessor, desde que Antipas leve Agripa com ele de volta para a Galiléia.

Em Samaria, Simon está tão impressionado com os poderes de Pedro que ele tenta comprar o Espírito Santo. Pedro fica muito irritado com Simon e envia-o para longe. 

Ananias tem uma visão dizendo-lhe para procurar Saulo, enquanto Saulo tem uma visão dizendo-lhe para esperar Ananias. Quando Ananias chega a Saulo, ele é curado e batizado por Ananias. Saulo fica livre e anuncia a sua nova fé aos seus homens que ficam perplexos e fazem as pazes com Barnabé. 

Agripa pega Joanna orando a Jesus e a leva para Antipas solicitando que ela seja punida. Seu marido Cuza consegue salvar sua vida para grande raiva e embaraço de Joanna. 

Claudia sonha com Tiberius que será morto em sua cama, por Calígula. Seu sonho é profético. Calígula volta da sala do trono com a notícia da morte de Tibério e o anúncio da promoção de Pilatos é feita. 

Saulo ignora a advertência de Barnabé e decide pregar em uma sinagoga causando muita raiva. Enquanto isso, Ruben chega de volta a Jerusalém com a notícia da conversão de Saulo.

A Bíblia - Nova temporada vai ao ar na próxima terça, dia 08 de novembro, às 23h.

Classificação: Programa não recomendado para menores de 14 anos.

Foto: Divulgação/MGM

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200