A Bíblia - Nova Temporada
Sinopse
A série A Bíblia - Nova Temporada é baseada na história de Jesus, crucificado e morto na cruz pelas mãos dos romanos. Pedro e os discípulos são caçados pelas autoridades do Templo, liderado pelo sumo sacerdote Caifás e soldados romanos sob ordens do governador Pôncio Pilatos. Para a pequena parte dos seguidores, todos os dias são lutas pela sobrevivência, e suas missões, para espalhar a Palavra ao mundo, parece impossível. Mas eles têm a esperança e logo poder: o milagre da ressureição e o choque com a chegada do Espírito Santo sobre todos eles no Pentencostes, lhes permitem inspirar mais e mais pessoas a aderir a caminhada. O crescimento da Igreja trouxe também desafios a Pedro, João e Maria Madalena, que são levados ao limite, enfrentando julgamentos, prisões, perseguições e punições, até compreenderem o poder que lhes são dados por Deus.
Outros grupos lutam por seus direitos na Roma ocupada no primeiro século de Jerusalém. Boaz e uma força dirigida por fanáticos, tentam ganhar os seguidores de Jesus, mas suas ações violentas, incluindo um atentado a Pilatos, trouxe terror para todos os residentes da cidade. A viúva de Boaz continua em sua missão quando ele é morto, as apostas ficam mais e mais sangrentas das batalhas, até que um massacre devastador dizima milhares de civis. Aqueles que vivem pela espada, morrem pela espada.
Em meio a essa turbulência cívica e crescente pressão de Pilatos para manter o controle do povo judeu, Caifás tenta conter a popularidade desta religião florescente, mas enfrenta forte oposição de dentro de seu próprio conselho judaico, de rivais que querem sua posição, e até mesmo de sua própria família, que começam a se voltar contra ele. Caifás encontra a solução em Saulo, um homem estudioso cujo desejo é de perseguir os seguidores de Jesus. Mas quando Saulo conhece Jesus no caminho de Damasco, ele se transforma de perseguidor para um seguidor fiel. Caifás enfrenta seu adversário mais difícil.
Pilatos, forçado a defender suas ações em relação a Jesus, e sua ansiosa esposa Cláudia, sentem escorregar de suas mãos e vê Caifás envolvido cada vez mais profundamente na política religiosa judaica. As reações de Pilatos se tornam mais brutais e infligem a ordem romana sobre as massas rebeldes. Cansado de seu tumultuado posto, Pilatos começa a encontrar um caminho para sair da Judéia, e ganha um novo posto na Síria, até seu aliado imperador Tibério morrer. Pilatos causa ainda mais derramamento de sangue e devastação ao povo de Jerusalém. E se ele está caindo, vai levar Caifás com ele também. Jerusalém entra em guerra total, e os seguidores de Jesus lutam em meio ao caos. Mas quando o centurião Cornélio pergunta a Pedro por salvação através de Jesus, Pedro finalmente entende de o quão longe vieram. O primeiro Cristão Romano é batizado por Pedro.
Episódio 5
Pedro e João são presos novamente, mas sobrevivem a um segundo julgamento graças ao sacerdote Gamaliel.
Muitos seguidores ficam abalados pela morte de Ananias e Safira e agora estão com medo de Pedro. Ter pessoas com medo dele é uma experiência nova e inquietante para Pedro e ele tem que contar com a força de sua filha de Maya. Pedro também está furioso com o desejo ardente de Estevão de pregar no Templo.
Através de Eva, Lia consegue localizar Boaz. Caifás tenta encontrá-lo, no intuito de ter um confronto com Pedro. Boaz é cada vez mais sacudido com a culpa sobre os civis que sofrem em seu nome e ele decide se entregar. Ele entrega-se a Caifás, que por sua vez passa-o a Pilatos.
Boaz é morto e seu corpo é grotescamente exibido em público e entre a multidão num encontro com os apóstolos. Eles continuam a espalhar a sua mensagem popular, mas como eles agitam a multidão, são jogados na prisão, e depois foram salvos por um anjo. Eles imediatamente voltam ao Templo e continuam a pregação. Caifás tenta prendê-los mais uma vez e julga-los imediatamente.
Desta vez, os Apóstolos são salvos pela figura sábia de Gamaliel, que irrita Caifás ao pedir clemência. Mas em vez da pena de morte, eles enfrentam a punição por chicotadas. Desgostoso com a punição, Estevão vai ao Templo para pregar, em violação direta da ordem de Caifás. O Sacerdócio o condena.
Quando Saulo começa a sua perseguição à igreja, Pedro sente a pressão de ter que cuidar do rebanho de Jesus. A posição de Caifás vem sob a ameaça de Antipas e sua própria família. Pedro e os Apóstolos choram por Estevão e o enterram.
As execuções diárias de Pilatos param e a atenção retorna à ameaça causada pela crescente comunidade Cristã. Caifás está sob crescente pressão para cuidar dela a todo custo, enquanto Anás teme que Caifás, que se tornou muito impopular, se aproxime de Pilatos. Ele tenta um golpe para substituir Caifás com seu filho Jonathan. José de Arimatéia se compromete a apoiar Jonathan, mas quando Anás tenta recorrer à ajuda de Antipas, ele falha. Em vez disso Antipas aconselha Pilatos para escolher Caifás.
Pedro sente alguma responsabilidade pela morte de Estevão, mas auxiliado pelo Espírito Santo, ele encontra a força para pregar de novo em Jerusalém. Saulo decide prender aqueles que são contra para ouvir a sua pregação. Ainda assim, os números de cristãos crescem. Em última análise, Saulo é forçado a tomar medidas ainda mais extremas. Ele se junta com Caifás, que sanciona o uso da violência brutal para vencer os cristãos.
Caifás promete a Pilatos que a situação ficará sob controle. Mas em troca, Pilatos tem de permitir que ele tome uma posição para mantê-lo como Sumo Sacerdote. Com o trabalho de seu marido agora em segurança, Lia expulsa José de Jerusalém como vingança por sua coparticipação na trama com Jonathan.
Saulo exige sua punição sobre os Cristãos, destruindo sua comunidade, queimando suas tendas. Os Cristãos fogem, mesmo assim eles ainda pregam e isso torna evidente que o único jogo para a brutalidade de Saulo é a sua coragem e crença.
A Bíblia - Nova Temporada vai ao ar nesta terça, 01 de novembro, às 23h.
Classificação: Programa não recomendado para menores de 14 anos.
Foto: Divulgação/MGM.