Nesta quinta (22), Condessa reencontra a irmã

Quinta, 22 de Setembro de 2016

Capítulo 79 – Segunda-feira, dia 19 de setembro

Loreto está surpreso diante de Juliana e Catarina. Catarina conta como descobriu tudo e Juliana se comove. Osório arrasta Esméria diante dos compradores de escravos que a examinam enquanto Esméria se desespera. Miguel acorda Urraca com tapinhas no rosto, ela briga, esbraveja e Miguel diz que ela pode ficar na casa de Nestor. Batidas na porta, Sapião abre e vê Juliana e Catarina, que pedem ajuda. Urraca aproveita a oportunidade e implora que Catarina lhe ajude. Miguel também se dispõe a ir até o esconderijo. Juliana explica a Sapião que Esméria é irmã de Catarina. Miguel e Sapião saem rapidamente com elas. Esméria consegue tirar a venda com as mãos amarradas e disfarça e afrouxa as cordas das mãos e dos pés sem ser vista por Osório. Ela vai correr, mas Osório logo percebe e corre atrás dela, mas ele a alcança novamente. Guilherme conversa com um capitão do mato sobre Genésio e oferece uma recompensa para quem captura-lo. Urraca está com a trouxa na mão. Petúnia briga com Rosalinda que não recebeu o valor pelo leilão. Tia Joaquina conversa com Maria Isabel que Esméria continua sumida. Maria Isabel começa a sentir sua falta. Sapião acaba sendo capturado pelos capitães que procuram por Genésio. Miguel, Juliana e Catarina continuam a busca por Esméria e se preocupam com Genésio, que se separou. Sapião luta com os homens e Miguel aparece, eles correm. Urraca está diante de Beatrice, que parece surpresa. Gonzalina carrega as trouxas de Urraca. Beatrice aceita Urraca no engenho e ela já se acomoda no sofá. Maria Isabel sente dor e procura se mexer um pouco na cama. Miguel e os demais avistam o local da venda de escravos. Juliana avista Esméria mais afastada, amarrada. Catarina grita que não pode levá-la e Osório se espanta, assim como Esméria que olha para trás e parece reconhecer Catarina.

 

Capítulo 80 – Terça-feira, dia 20 de setembro

Catarina, Esméria e Osório tentam negociar a compra de escravas. Crisaldo anuncia a prisão de Osório. Osório corre e começa tiroteio entre Crisaldo, soldados e traficantes. Miguel foge com Juliana em busca de proteção. Catarina tenta ajudar sua irmã Esméria, que está amarrada. Juliana confirma que Osório estava envolvido com o rapto de Esméria. Almeida fica enfurecido com Urraca, Beatrice, Tia Joaquina e Gonzalina e pede que Urraca saia da sala. Beatrice impede. Rebeca reclama de Guilherme para Tozé. Filipa conversa com Bá Teixeira sobre Átila. Bá Teixeira diz que os dois formam um lindo casal. Catarina consegue se aproximar de Esméria e tem a ajuda de Sapião para desamarrá-la. Catarina se emociona ao reencontrar Esméria e diz que são irmãs. Esméria cai desacordada nos braços de Catarina. Juliana e Miguel, escondidos, conversam. Miguel diz que prometeu a Almeida que ficaria longe de Juliana. Juliana diz que também prometeu a mesma coisa. Juliana diz a Miguel que não devem mais fugir, pois Maria Isabel está esperando um filho. Miguel se espanta. Belezinha diz à Dália que continuará a morar na casa pelo menos enquanto Miguel não acertar a situação com Urraca e com Almeida. Almeida expulsa Urraca de casa. Ela sai de lá humilhada. Gonzalina vai atrás com as trouxas. Juliana diz a Miguel que não podem ficar juntos. Loreto comemora a prisão de Osório e Genésio, que estão sendo trazidos por Crisaldo para dentro da cela. Dona Urraca vai para a casa de Quintiliano. Filipa se assusta com a presença dela. Urraca diz que veio para ficar. Catarina diz à Esméria que ela não será mais escrava e que vão morar juntas como uma família. Esméria sai e deixa Catarina muito abalada. Filipa e Guilherme pressionam Genésio para saber se foi ele quem roubou a pepita de ouro. Esméria volta para a casa de Almeida. Maria Isabel pergunta se ela seguiu Miguel e também que não vai descansar enquanto não se vingar de Catarina. Guilherme chega em casa e se assusta com a presença de Urraca. Ele a coloca para fora de casa. Urraca acaba indo para a praça. Rosalinda não perde a oportunidade e vai falar com Urraca. Catarina vai na casa do Almeida para dizer que quer comprar Esméria. Almeida diz que ela não está à venda. 

 

Capítulo 81 – Quarta-feira, dia 21 de setembro

Catarina está espantada diante de Almeida. Beatrice e Teresa tensas. Tia Joaquina observa, mas afastada. Miguel se adianta até Almeida e discutem sobre Esméria. Catarina olha para Miguel emocionada. Rosalinda discute com Urraca que está na praça, despejada. Rosalinda cospe no chão e Urraca se descontrola e voa em cima de Rosalinda e puxa seu cabelo e começam a se estapear. Tito Pardo conversa com Esméria que não quer mais saber da condessa. Catarina avança para cima de Almeida e ameaça que se ele não libertar Esméria ela o mata. Rosalinda e Urraca se estapeiam e rolam pelo chão. Loreto se aproxima e apita para que parem. Guilherme conversa com Quintiliano, que continua sem conseguir falar. Urraca e Rosalinda entram na pensão. Gonzalina está de olhos arregalados. Urraca agradece Rosalinda pela hospedagem. Tito Pardo orienta Catarina a voltar outro dia para ver Esméria. Juliana pede que Catarina respeite o momento dela. Catarina faz que vai embora e Esméria entra e chama Catarina pelo nome de batismo. Elas se abraçam emocionadas. Filipa visita Átila e eles se beijam calorosamente. Tomás chega e Filipa se assusta, eles não se veem. Loreto vai até a pensão e entra no quarto. Urraca está na cama de Rosalinda completamente coberta. Loreto tira a farda e entra debaixo da coberta. Loreto agarra Urraca e grita ao ver que é Urraca. Loreto cai da cama e tenta fugir, Urraca corre atrás de Loreto pelo quarto, só de ceroulas. Rosalinda entra e depara com a situação. Tozé e Rebeca reagem com espanto do que ouvem de Catarina sobre Almeida não ter negociado a venda de Esméria. Miguel conversa com Teresa e pede que leve Juliana à festa que terá na vila, que é o dia em que vai tentar fugir. Urraca vem de dentro e ouve tudo. Dr. Pacheco orienta Guilherme a tirar Quintiliano um pouco da cama e diz que ele está fora de perigo. Catarina está na câmara e Osório preso diz a Catarina que pode ajuda-la tirar Esméria das mãos de Almeida. Esméria está ansiosa diante de Maria Isabel, que pensa que ela irá autorizar sua venda. Maria Isabel não deixa Esméria partir e Esméria ameaça que vai contar que foi ela que matou o coronel Custódio.

 

Capítulo 82 – Quinta-feira, dia 22 de setembro

Maria Isabel está espantada diante da ameaça de Esméria. Catarina desconfiada diante da proposta de Osório. Osório pede a Catarina que interfira na sua liberdade, em troca ele pode forjar uma identificação de Esméria como compra ilegal. Rosalinda desabafa com Dália e Violeta enquanto tomam o desjejum. Esméria chantageia Maria Isabel, que pede ajuda para se deitar. Esméria deita na cama e pede que Maria Isabel lhe sirva um copo d’água. Miguel encontra com Juliana e pede para encontra-lo à tarde e sai. Catarina encontra Almeida e pergunta qual o valor de Esméria. Almeida responde que a escrava não está à venda. Catarina se ajoelha e se humilha para Almeida, que a ignora. Irani arruma alguns produtos no armazém e Zé Leão chega ali. Filipa com o baú de cartas de Joana nas mãos, diante de Quintiliano que está sentado em uma cadeira. Filipa lê uma das cartas e Quintiliano se agita, Filipa se espanta e para de ler. Genésio acorrentado e Bá Teixeira chega esbaforida com a bolsa nas mãos. Genésio pede a Bá Teixeira que entregue a pepita a Catarina. Nestor, Dália e Belezinha encenam a peça de teatro e ficam constrangidos com a chegada de Átila. Dr. Pacheco examina Teresa e diz que está tudo bem. Dr. Pacheco revela que Almeida fará uma homenagem a Custódio na festa da vila. Teresa se surpreende e troca um olhar com Juliana. Catarina conversa com Miguel, que orienta não confiar em Osório. Bá Teixeira chega e diz que tem algo que pode ajudar a libertar Esméria. Esméria está sentada na cama enquanto Maria Isabel perto da bandeja de frutas. Maria Isabel vai servir frutas para Esméria e rapidamente encosta a faca no pescoço de Esméria, que se assusta. Esméria entra em pânico.

 

Capítulo 83 – Sexta-feira, dia 23 de setembro

Maria Isabel ameaça Esméria com uma faca no pescoço. Bá Teixeira vai oferecer ajuda à Catarina para libertar Esméria, em troca pede que Catarina ajude Quintiliano a se recuperar do prejuízo que teve com o barco. Catarina pergunta como pode ajudá-lo e Bá Teixeira entrega a pepita de ouro. Miguel diz que a pepita é solução dos problemas deles. Beatrice e Dr. Pacheco entram no quarto de Maria Isabel e ela disfarça. Eles estranham o fato de Esméria usar um vestido de Maria Isabel. Maria Isabel diz que deu de presente para Esméria. Dr. Pacheco examina Maria Isabel. Almeida fala para Urraca que Miguel blefou quando ameaçou tira-la de casa. Maria Isabel diz para Almeida dar a carta de alforria de Esméria e pede para libertá-la na frente de todos. Maria Isabel diz para Miguel que pediu para libertarem Esméria. Miguel diz que podia fazer o mesmo por ele. Maria Isabel está no quarto com Urraca quando tia Joaquina aparece perguntando se a sinhá quer algo. Maria Isabel pede para chamar Juliana e diz que a quer como mucama no lugar de Esméria. Urraca e Almeida ficam assustados com a chegada de Loreto e alguns soldados. Loreto diz que o motivo de estar ali foi uma denúncia que recebeu. Miguel e Juliana se encontram. Ela insiste em dizer que não podem ficar juntos. Miguel diz que eles precisam viver este amor e que Almeida não está em condições de exigir nada. Juliana se surpreende com o comentário. Loreto revira a casa de Almeida. Loreto encontra a bolsa de Genésio dentro no armário no gabinete e tira a pepita de ouro de dentro. Almeida fica assustado. Miguel conta a Juliana do plano de esconder a pepita. Juliana diz que não agiu certo. Miguel fala que fez isto para que os dois possam fugir durante as festividades. Maria Isabel, de longe, observa os dois. Almeida diz a Loreto que não roubou nada e diz que foi uma armadilha. Loreto pergunta se Almeida desconfia de alguém e ele olha para Urraca. Juliana diz a Miguel que não pode fugir com ele, pede desculpas e vai embora. Maria Isabel, de longe, chora de raiva. Urraca discute com Almeida por causa da desconfiança dele. Loreto leva Almeida preso e no caminho Almeida encontra com Miguel e diz que foi ele o responsável. Filipa, Guilherme e Tomás perguntam para Quintiliano se ele sabe quem roubou a pepita. Eles colocam uma sineta na mão do pai para responder a pergunta. Bá Teixeira, que também está no quarto, fica nervosa com a situação. Catarina entra as pressas e avisa todos que acharam a pepita no Engenho do Sol. Almeida é colocado na mesma cela de Osório. Maria Isabel, com muita raiva e sentindo dores, vai até o quarto de Juliana e pega um chicote. Juliana olha assustada. 

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200