Rio inaugura escola batizada com nome da medalhista olímpica Rafaela Silva
Uma escola em Magalhães Bastos, na zona oeste do Rio, recebeu o nome da judoca Rafaela Silva, que ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas. O EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) Medalhista Olímpica Rafaela Lopes Silva foi inaugurado nesta quarta-feira (17) e vai atender 300 alunos da creche à pré-escola, entre seis meses e seis anos de idade. Com ensino em tempo integral, a unidade conta com salas de atividades, berçários, fraldário, lactário, brinquedoteca, além de áreas administrativas e parquinho.
Com o objetivo de reconhecer o esforço e superação dos atletas brasileiros e incentivar as novas gerações, a Prefeitura do Rio determinou que todas as novas unidades educacionais e Clínicas da Família inauguradas em 2016 tenham o nome de atletas brasileiros medalhistas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
— A gente quer inspirar essas crianças e jovens. A Olimpíada tem o legado físico, mas, também, a inspiração que o esporte gera na juventude que se acha sem perspectiva. E a história da Rafaela é muito emblemática. Uma menina que nasceu na Cidade de Deus, estudou em escola pública, viu uma oportunidade na vida, correu atrás e terminou medalhista de ouro dando orgulho para o Brasil inteiro. Ela é um grande exemplo que a gente quer para os alunos da rede municipal de ensino – disse o prefeito Eduardo Paes.
Para Rafaela Silva, que estudou a vida inteira em escola pública, estudar e praticar esporte pode mudar a vida de muitas pessoas, assim como a dela.
— É muito legal poder servir de exemplo e esperança pra essas crianças. Receber esse carinho com uma escola com meu nome é muito importante pra minha formação pessoal. Já fui criança, não queria estudar, fazer nada, mas tive professores que me cobraram muito. E cada oportunidade a gente tem que aproveitar. Estudar e praticar esporte pode mudar a vida de muitas pessoas, assim como mudou a minha. Espero que daqui saiam muitas outras Rafaelas – desejou a judoca.
O EDI faz parte do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, projeto que visa estender o ensino integral a toda a rede municipal de ensino do Rio até 2020.
Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio.