Escrava Mãe
Capítulo 55 – Segunda-feira, dia 15 de agosto
Beatrice está muito nervosa, Teresa também está em choque. Maria Isabel simula grande choque com a morte de tia Elza. No solar da condessa estão presentes senhoras, escravas e criadas, Catarina está desanimada e conversa com Tozé. Beatrice e Teresa olham para Maria Isabel que chora descontrolada. Miguel encontra Juliana no armazém e conversam sobre o mapa que contém pistas do tesouro. Miguel e Juliana sorriem um para o outro, felizes. Almeida confere se as mercadorias estão prontas para serem despachadas. Tomás conversa com Quintiliano e questiona se não está confiando demais em Almeida para a entrega das mercadorias. Guilherme discute com Loreto sobre uma possível intervenção na recepção da condessa na casa de Catarina. Tozé está em pânico diante de Catarina, que o questiona porque ainda não está vestido como Carlota Joaquina. Rosalinda na recepção do solar e algumas senhoras a ignoram. Urraca percebe que Rosalinda está sozinha e chega perto e discutem. Petúnia invade o local e faz um escândalo e acusa Urraca de ter sequestrado sua filha. Rosalinda tenta acalmar Petúnia. Quintiliano visita Beatrice que se compadece com o ocorrido. Almeida chega e vê Quintiliano e pede que fique com Beatrice enquanto verifica os últimos detalhes da entrega das mercadorias. Almeida ri e pergunta a Zé Leão se fez tudo como planejado. Teresa chega na hora e questiona o que Almeida planeja contra Quintiliano. É grande a confusão na recepção da condessa. Urraca descontrolada parte para cima de Petúnia e Rosalinda está contida. Loreto e Guilherme adentram o salão e todos se espantam. Violeta está sem palavras com o pedido de namoro de Tomás. Catarina anuncia Carlota Joaquina, todos se curvam no susto. Tozé aparece caracterizado com um vestido vermelho, um turbante com um véu escuro. Maria Isabel vai até a vila do porto a procura de Jasmim. Maria Isabel pega uma criança da ama de leite e carrega nos braços. Um homem orienta as mercadorias que devem ser entregues ao Engenho do Sol e Doce Campos. Maria Isabel fica indecisa em qual deixar a criança.
Capítulo 56 – Terça-feira, dia 16 de agosto
Maria Isabel continua tensa com o bebê no colo. Guilherme e Loreto estão no solar da condessa. Tozé caracterizado de Carlota Joaquina. Guilherme e Tozé cumprimentam a condessa que pede para que se retirem do local. Maria Isabel coloca a criança numa caixa e observa um trabalhador que leva as mercadorias. Acontece o velório da tia Elza e Maria Isabel chega perturbada e se surpreende ao ver o que está acontecendo e dentro de casa reclama. Beatrice repreende Maria Isabel e diz que não deveria ter ficado fora de casa no momento difícil. Beatrice mostra um papel para Maria Isabel e diz que é o testamento que tia Elza deixou para a família. Almeida se aproxima e pergunta sobre o que se trata. Beatrice revela que tia Elza deixou Maria Isabel como única herdeira. Belezinha implora para que Miguel convença Nestor de desistir da trupe de teatro. Belezinha comenta com Miguel que tia Elza morreu e ele fica em choque. Petúnia se esconde na pensão com a ajuda de Dália e Violeta descobre e se espanta. Átila surge no solar da condessa e diz que gostaria de ter uma conferência com ela. Miguel vai até a casa de Beatrice, oferece condolências à família pela morte de tia Elza e pergunta por Maria Isabel. Tozé não atende Átila e se retira. Ao entrar no quarto, já sem peruca, vê Filipa e Rebeca, que estão juntas conversando. Tozé suplica para que Filipa não comente nada do que viu. Maria Isabel tem um pesadelo com tia Elza e Custódio. Juliana está deitada na cama, chove muito. Alguém entra no quarto sorrateiramente, Juliana se vira e vê Miguel completamente encharcado. Juliana se assusta e pergunta por que ele está ali. Miguel diz que é porque a ama.
Capítulo 57 – Quarta-feira, dia 17 de agosto
Juliana fica feliz em ver Miguel. Ela pega uma toalha e pede que ele tire a camisa encharcada. Beatrice está chocada diante de Maria Isabel, que revela ter se entregado a Miguel. Juliana está feliz, ao sentir os carinhos de Miguel. Tia Joaquina conversa com Tito Pardo que Maria Isabel não vai deixar Miguel e Juliana em paz. Guilherme conversa com Dr. Pacheco e diz que teme por Catarina e a condessa de tramarem uma tomada de poder. Zé Leão procura por Petúnia na pensão da jardineira. Petúnia está escondida no quarto de Violeta. Catarina está pensativa e dá um longo suspiro de tristeza. Tozé conversa com Catarina sobre os soldados que estão do lado de fora sob forte chuva e aguardam pela saída da condessa. Catarina não dá atenção a Tozé e se concentra numa outra forma de continuar as buscas pela irmã. Almeida encontra Esméria e manda todos saírem da senzala e acorrenta Esméria. Tito pardo encontra Esméria encolhida num canto que chora sozinha e pergunta o que aconteceu e pede para limpar os pulsos feridos. Miguel está na cama abraçado com Juliana e diz que abrirá uma gráfica com o professor Átila. Juliana conversa com tia Joaquina que reprova o encontro dela com Miguel. Rosalinda está furiosa diante de Dália, Violeta que permitiram que Petúnia se escondesse na pensão. Urraca chega cedo ao velório de tia Elza e Maria Isabel estranha. Filipa conversa com Átila sobre um documento que Rebeca leu sobre os mesmos direitos entre homens e mulheres. Átila reprova e Filipa se decepciona. Miguel caminha pelo porto e contra um pequeno barco e confere com uma numeração. Miguel encontra um homem que conheceu seu pai. Esméria arruma um buquê de flores e Juliana pede pra ajudar. Esméria conta que o buquê é do casamento de Maria Isabel. Juliana se espanta e diz que esse casamento não pode acontecer. Maria Isabel surge por trás. Almeida está com Teresa, Urraca e Beatrice, todos vestidos para o enterro. É quando Quintiliano invade a casa, descontrolado e aponta uma arma para Almeida.
Capítulo 58 – Quinta-feira, dia 18 de agosto
Quintiliano está descontrolado com a arma apontada para Almeida. Urraca se coloca ente Almeida e Quintiliano para protegê-lo. Quintiliano se distrai com a entrada de Tomás e Genésio e Almeida toma a arma de Quintiliano. Juliana está tensa diante de Maria Isabel. O homem entrega alguns documentos a Miguel, que fica atordoado com a caixa cheia de documentos. Juliana desafia Maria Isabel, que deveria evitar o constrangimento de ser negada por Miguel diante de toda família e deixa Maria Isabel furiosa. Quintiliano acusa Almeida de sabotar o barco com a mercadoria. Maria Isabel chega para ver o que acontece e reage alarmada com o que ouve. Maria Isabel fica completamente atordoada, Teresa entra no quarto e estranha. Teresa diz que no barco que afundou também tinha pessoas e Maria Isabel grita com Teresa para que cale a boca e se descontrola. Juliana comenta com Tia Joaquina que viu Esméria machucada e Teresa perguntou se tinha visto o Almeida na noite passada. Beatrice tenta consolar Quintiliano, que a chama de traiçoeira e sai atordoado. Beatrice exige a Almeida que conte a verdade. Loreto e Guilherme estão preocupados com a partida da princesa na calada da noite. Almeida está no gabinete e Urraca chega. Urraca discute com Almeida e diz que foi enganada. Almeida pergunta se Urraca ficou orgulhosa e ela dá um tapa no rosto de Almeida. Átila está arrumando uns livros e de repente Miguel chega com uma caixa de documentos e pede para Átila ajuda-lo a decifrar tudo. Juliana tenta ir até Miguel para avisá-lo da pretensão de Maria Isabel, mas tia Joaquina não deixa. Quintiliano chega em casa arrasado e é consolado por Tomás e Filipa. Rosalinda vai até a casa de Urraca e elas discutem por causa de Jasmim. Urraca está arrasada por causa de Almeida e começa a chorar. Rosalinda se compadece e ampara Urraca. Tia Joaquina procura por Miguel e avisa sobre Juliana que está apaixonada por ele e que não será fácil se desvencilhar de Maria Isabel. Miguel garante a tia Joaquina que não fará mal a Juliana. Almeida está na mesa com Teresa e Beatrice ouve eles conversarem e se aproxima e começam a discutir. Almeida se irrita e de repente Guilherme chega e discutem. Juliana conversa com Sapião e pede desculpas por ter dado esperanças e se abraçam. Maria Isabel chega com o buquê na mão e o pároco ao lado dela. Maria Isabel diz aos dois que o casamento dela com Miguel não vai acontecer, mas o dela com Sapião vai e joga o buquê pra Juliana. Miguel vasculha os documentos diante de tia Joaquina e encontra uma lista de nomes africanos e encontra o nome da mãe de Juliana e ficam chocados.
Capítulo 59 – Sexta-feira, dia 19 de agosto
Miguel continua confuso diante do papel com o nome de Luena, entre uma lista de nomes africanos. Tia Joaquina o observa, intrigada e questiona Miguel, que desconversa. Juliana e Sapião estão espantados diante de Maria Isabel e o pároco. Sapião se recusa a acompanhar o pároco e diz que não pode se casar com Juliana porque são irmãos de sangue. Teresa, Beatrice e Almeida estupefatos diante de Guilherme, que está nervoso e se adianta até Almeida, Beatrice se coloca na frente. Teresa defende Almeida e Guilherme diz a Teresa que ela deveria agradecer por ter perdido o filho que esperava dele. Teresa dá um tapa em Guilherme que promete não deixar passar batido. O pároco vai embora e Maria Isabel olha com ódio para Juliana e Sapião. Juliana agradece a Esméria que também vai embora. Sapião abraça Juliana. Maria Isabel briga com Esméria por não ter mentido ao pároco. Maria Isabel pede para que Esméria chame Genésio e diz que dará a recompensa prometida se contar o que descobriu sobre o tesouro do pai de Miguel. Nestor conversa com Miguel, que desconfia que seu pai foi o responsável por trazer a mãe de Juliana como escrava. Almeida agradece a Teresa por o ter defendido das acusações de Guilherme. Beatrice pede a Tito Pardo que descubra como foi feito o transporte da mercadoria no porto. Nestor se prepara para o teste diante de Tozé, Dália e Belezinha. Beatrice chega à casa de Quintiliano e encontra Filipa e pede pra entrar. Catarina procura tia Joaquina e diz que quer conversar. Quintiliano está sério diante de Beatrice e pede a Bá Teixeira que a mande embora. Maria Isabel vai até o armazém e pergunta a Irani se Miguel está. Maria Isabel simula passar mal e Irani diz que vai buscar um copo d’água. Maria Isabel aproveita e entra no quartinho de Miguel e vasculha tudo e encontra uma caixa e vê alguns documentos. Maria Isabel se assusta ao ver que acaba de chegar Juliana, esbaforida. Loreto analisa os documentos que Miguel entrega. Miguel pergunta sobre um documento e Loreto revela que é uma dívida do pai de Almeida e que está válida. Quintiliano discute com Beatrice e diz que não quer vê-la nunca mais. Maria Isabel discute com Juliana e Irani volta com o copo de água e contorna a situação e entrega uma caixa supondo uma encomenda. Tozé finaliza sua apresentação e Tozé aplaude e Belezinha não aceita. Átila chega e entrega o manuscrito para Tozé. Almeida espantado diante de Zé Leão que revela que toda a tripulação do barco conseguiu se salvar e que havia um bebê. Almeida estranha. Tia Joaquina diz a Catarina que não pode ajudá-la e que deveria procurar Miguel, que tem mais conhecimento. Almeida está irritado com Urraca e pergunta se entregou a criança no barco que afundou. Maria Isabel empurra Juliana e faz que vai castigá-la com uma tocha. Juliana enfrenta Maria Isabel e diz que a farsa dela vai acabar e que Miguel descobriu toda a verdade.
Classificação indicativa: Programa não recomendado para menores de 10 anos.
* Sujeito à alteração de acordo com a edição dos capítulos.