Bellucci vence e avança às quartas para enfrentar Rafael Nadal na Rio 2016
Único tenista brasileiro no torneio de simples da Rio 2016, Thomaz Bellucci segue vivo na busca pela inédita medalha olímpica. No começo da tarde desta quinta-feira (11), venceu o belga David Goffin, número 13 do mundo, por dois 2 a 0 e está classificado para as quartas de final, onde irá enfrentar o espanhol Rafael Nadal.
O primeiro set da partida foi disputado intensamente. Após sofrer uma quebra, Bellucci foi para o nono game pressionado. Com o adversário sacando para vencer o set, o brasileiro precisava de uma quebra para levar a partida para o tie-break. Empurrado pela torcida, o brasileiro fez ótimo game e venceu em um erro de Goffin, deixando o set empatado em 5 a 5.
Após ambos confirmarem os respectivos serviços, o último game contou com ares dramáticos. Goffin chegou a ter um set point, quando vencia por 6 a 5, mas sofreu a virada de Bellucci. Após isso, os atletas passaram a “trocar pontos”, até que o brasileiro conseguiu vencer por 12 a 10, fechando o primeiro set.
Assim como no primeiro set, o segundo foi bastante disputado. Bellucci e Goffin confirmaram seus serviços até o sexto game, quando o set marcava 3 a 3. Com o saque a seu favor, o belga tinha a chance de retomar a liderança. No entanto, não teve boa performance e sofreu a quebra. Com 4 a 3 a seu favor, Bellucci confirmou o serviço no game seguinte e abriu 5 a 3 no segundo set. O brasileiro, que estava a um game de vencer a partida, não conseguiu quebrar o saque do belga, mas confirmou o seu logo em seguida, fechando o set em 6 a 4.
Com a vitória, Thomaz Bellucci entra para a história – ao lado de Guga, que chegou às quartas de final em Sidney 2000 –, como a melhor campanha de um tenista brasileiro nos Jogos Olímpicos. Agora, o brasileiro vai enfrentar ninguém menos do que Rafael Nadal, um dos maiores da história do Tênis.
Além do torneio de simples, o Brasil ainda tem chance de outra medalha no Tênis. Nas duplas mistas, Teliana Pareira e Marcelo Melo enfrentam a dupla francesa Caroline Garcia e Nicolas Nahut. O confronto, que estava marcado para as 16 horas desta quinta-feira (11), foi adiado e ainda não tem data para acontecer.
Foto: REUTERS/Toby Melville.