A verdadeira dimensão da epidemia de zika vírus
A água que mata a sede no sertão também ajudou a alastrar uma das maiores epidemias da história recente do País. O Repórter Record Investigação desta quinta-feira (30/06) viajou mais de 1.000 km pelo Nordeste do Brasil com a proposta de revelar a verdadeira dimensão dos danos que o zika vírus provocou na vida de milhares de mulheres e crianças. Principalmente para aquelas famílias que jamais ouviram falar na relação entre mosquito Aedes aegypti e microcefalia.
Em uma reportagem exclusiva, o programa mostra como mães muito pobres enfrentam, praticamente sozinhas, uma verdadeira guerra para cuidar dos seus bebês afetados pela doença. Abandonadas pela família e pelos parceiros, elas ainda encontram dificuldades para oferecer o tratamento adequado aos filhos, que exigem cuidados especiais.
Soraia é uma destas mulheres que hoje está sozinha com seu bebê. Assim que soube da doença do filho, seu marido deixou os dois ainda no hospital. E pior: vendeu a casa onde a família vivia e sumiu. "Ele disse que eu tinha de escolher entre ele e o bebê", conta.
E a história de Mirian, que iria entregar a filha à outra família, só que a criança nasceu com microcefalia e o casal desistiu de adotá-la. E aí que o amor e a coragem desta mãe mudaram a vida da pequena Maria Eduarda. "Quando eu olhei para a menina, meu coração bateu forte. Foi amor à primeira vista”, disse Mirian.
O Repórter Record Investigação, apresentado por Domingos Meirelles, vai ao ar nesta quinta-feira, às 23h30, logo após o Câmera Record.
Foto: Reprodução/ TV Record.