Flagrantes inéditos da escravidão subterrânea

Quinta, 02 de Junho de 2016

O Repórter Record Investigação desta quinta-feira, 02/06, às 23h30, revela a situação extremamente perigosa de homens que abrem pequenos labirintos, debaixo da terra, em busca de um minério muito usado no nosso dia a dia: o caulim.

São gerações inteiras de sertanejos que trabalham no limiar entre a vida e a morte, no interior da Paraíba. Eles são explorados todos os dias, sem saber se vão voltar para casa.

Há décadas sem férias, Adelson tem a difícil missão de puxar, no braço, quilos e quilos de minérios extraídos das profundezas, durante toda a madrugada: "Eu trabalho a noite toda sem luz, sem enxergar um palmo na minha frente”.

Na divisa da morte, um homem conhece como poucos os rastros da exploração ilegal e desenfreada do caulim. Antônio mostra à equipe do programa o que sobrou das galerias improvisadas que guardam histórias de dor e muito sofrimento. "Meu filho morreu aqui dentro", diz emocionado.

Geraldina também faz parte das várias famílias que sofreram perdas irreparáveis, na extração do minério. Aos 27 anos, o filho Luiz Carlos morreu soterrado enquanto trabalhava. "A polícia nem foi lá ver o que tinha acontecido com o meu filho, que estava morto, debaixo da terra", desabafa.

E mais: a atração revela para onde vai o caulim que é retirado dos subterrâneos, pelos garimpeiros do sertão.

 

O Repórter Record Investigação, apresentado por Domingos Meirelles, é exibido às quintas-feiras, às 23h30, logo após o Câmera Record.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200