Conheça brasileiros que moram dentro de buracos
O Repórter em Ação deste domingo (10) exibe uma reportagem exclusiva sobre o drama de famílias que foram obrigadas a viver em situação lamentável e estarrecedora. Durante três meses, as equipes do programa investigaram um universo totalmente desconhecido: o de brasileiros que moram em buracos!
Nesses lugares, adultos e crianças vivem em meio ao lixo e animais peçonhentos, numa espécie de vida subterrânea. É a primeira vez que uma equipe de TV revela a existência dessas pessoas, que são desprezadas socialmente e tratadas como se fossem bichos.
As repórteres Gabriela Pimentel, Vanessa Libório e Cátia Mazin mostram a história de um homem que abriu a marretadas o próprio abrigo. Edimá transformou o buraco dentro de uma ponte da Marginal Tietê, em São Paulo, numa casa com tudo o que precisa pra sobreviver. "Não tinha nada, era só um vão, vazio", diz ele.
Em outro buraco, dezessete famílias convivem com o lixo, a umidade e estão cercadas por ratos, aranhas e escorpiões. Essas pessoas ainda precisam lidar com o preconceito daqueles que "moram lá em cima", como elas costumam dizer. "As pessoas lá de cima discriminam, olham pra gente assim, de qualquer jeito", destaca Ivonete.
E mais: imagine perder o pouco que tem por causa das enchentes que devastam as grandes cidades? Esse é o caso de Jorge Adriano, o mineiro, que mora dentro da calha de um dos rios mais poluídos de São Paulo. "Aqui fico mais tranquilo", conta ele.
Você não pode perder! É neste domingo, logo após o Domingo Espetacular.