“Ele usa farsas para acabar com a imagem de Moisés”
A novela escrita por Vivian de Oliveira não para de surpreender o público e, se você pensava que não iriam surgir novos personagens, esteve enganado. Com o início das pragas, dois magos pintaram nas telas e vão dar o que falar. O R7 conversou com Willian Vita, que conta um pouco mais sobre a participação de Jambres e Janes na obra.
O ator que interpreta Jambres revela que os magos chamados por Ramsés não passam de dois mentirosos.
─ Na Bíblia, Jambres e Janes são citados como os magos trazidos pelo rei com o objetivo de comprovar que Moisés é uma farsa. Hoje em dia, eles seriam ilusionistas, pois não fazem nada mais do que sumir na frente do faraó, aumentar as rãs, mostrar como a água vira vinho, entre outras coisas baseadas em truques. Na verdade, a dupla é uma farsa e tenta provar que não existe o Deus dos hebreus.
O ator diz que o faraó terá que abrir os olhos, pois os magos são perigosos e capazes de passar por cima de tudo para se darem bem.
─ Eles fazem qualquer coisa para ter vantagem. Se for preciso derrubar Ramsés, não pensarão duas vezes. Porém os magos são cuidadosos e presam em proteger suas vidas.
Embora usem truques para ”queimar” a imagem de Moisés, Willian Vita conta que os próprios magos chegarão à conclusão de que há verdade no que o libertador faz e fala.
─ Ele começa a perceber que realmente existe um dedo do deus dos escravos nos feitos de Moisés. Jambres enxerga o poder das pragas e passa a acreditar que existe este outro Deus, então conversa com Ramsés. O rei expulsa os magos do palácio.
Será que os magos serão odiados pelo público? O ator dá sua opinião sobre Jambres.
─ No início, acredito que sim, pois ele joga contra Moisés. Jambres é “político” e, sobre tudo o que Moisés faz, meu personagem diz que é uma grande farsa. Porém, depois, ele começa a ter reações de espanto e vê que realmente existe o Deus dos hebreus. Jambres fica entre a cruz e a espada porque sabe que corre o risco de ser morto pelo rei. Ele fica com um pé atrás, mas, mesmo assim, confronta Ramsés e tenta convencê-lo.
Willian Vita começou a gravar há mais de dois meses e conta como foi a preparação para o papel rápido, mas marcante, em Os Dez Mandamentos.
─ Comecei a buscar na internet informações sobre os magos e li passagens da Bíblia. Depois, quando iniciei as gravações, recebi orientações do diretor, Alexandre Avancini, e da autoria, Vivian de Oliveira. Juntos, chegamos à conclusão de que os dois são perigosos, mais conhecidos como “171” dos dias de hoje. A dupla sorri enquanto dá facada pelas costas. Tive uma troca bem bacana com estes dois gênios.
Foto: Reprodução/Facebook.