Feira Literária Internacional de Tiradentes homenageia escritoras mineiras
A 5ª edição da Feira Literária Internacional de Tiradentes (FLITI) chega reunindo grandes nomes da literatura e promovendo atividades gratuitas na histórica cidade mineira. O evento será realizado em duas fases. A primeira etapa será realizada de 7 a 10 de novembro de 2024, no Centro Cultural Yves Alves. Já a segunda, de 9 a 13 de abril de 2025, em diversos espaços públicos da cidade, como a Praça da Rodoviária e o Largo das Forras.
Com o tema “Mulheres de Prosas e Versos”, a FLITI homenageará escritoras mineiras, destacando a contribuição da escrita feminina no contexto sociocultural. Entre os destaques estão Carla Madeira e Paula Pimenta, autoras de sucesso da cena contemporânea, que participarão das palestras do evento.
A programação da primeira fase contará com a participação de figuras importantes da literatura nacional e internacional, como o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que lançará seu novo livro Mestre dos Batuques, e o ator e autor Gregório Duvivier. Também estão confirmados a chef e escritora Bela Gil, o filósofo Francisco Bosco e o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira.
Além das atividades literárias, a feira terá um impacto duradouro em Tiradentes com a reabertura da Biblioteca Pública Municipal “Professora Geralda Trindade da Costa Campos”, uma ação fruto de um pedido dos organizadores do evento.
Uma das propostas do FLITI é estimular o interesse de jovens e crianças pela literatura. O projeto contará com o ônibus-biblioteca FLITI, que disponibilizará 2.000 livros para empréstimo gratuito durante o evento e em visitas a escolas da região. Em abril de 2025, serão distribuídos vouchers de até R$ 35 para estudantes e professores da rede pública adquirirem livros, incentivando ainda mais o acesso ao conhecimento.
“Acreditamos no potencial transformador da literatura e sabemos que, a longo prazo, teremos um futuro muito melhor para os moradores dessa cidade incrível”, avaliou Cristina Figueiredo, idealizadora da FLITI.
Crédito da imagem: divulgação/Fliti/ Morandi Fotocinegrafia