Roberto Cabrini vence prêmio internacional com documentário sobre Ayrton Senna
Para marcar as três décadas da morte de Ayrton Senna, Roberto Cabrini produziu um documentário especial sobre o piloto que se tornou um ídolo do automobilismo brasileiro. A elogiada produção "Senna 30 anos: O Dia que Ainda Não Terminou” acaba de conquistar um importante prêmio internacional, o Venice TV Award.
Criado para homenagear e celebrar emissoras e profissionais que produzem conteúdo de alta qualidade para a televisão em todo o mundo, o Venice TV Award está em sua sétima edição e destaca trabalhos em 19 categorias. Foram indicadas produções de grandes companhias de diversos países, como Amazon, CBS, Al Jazeera, CBS, Apple TV+, Paramount +, Disney +, RTVE Spain, 3sat e SP Portugal, dentre outros, refletindo o alcance da premiação.
"Senna 30 anos: O Dia que Ainda Não Terminou” foi escolhida como a melhor produção na categoria Esporte por um seleto corpo de jurados, que se reúne em Veneza, na Itália, todos os anos especialmente para a premiação, superando quatro concorrentes do Reino Unido, Espanha e Catar.
Com produção executiva de Antonio Guerreiro, direção de Roberto Cabrini e produção de Bruno Lima, Leticia Fagundes, Raphael Mendonça e Angélica Balbin, este é o mais completo documentário já realizado sobre os dias que antecederam o trágico acidente que tirou a vida do piloto. A obra investiga e resgata os principais momentos vividos por Senna às vésperas da corrida que encerrou sua carreira, no Grande Prêmio de San Marino, em 1º de maio de 1994. Cabrini, jornalista que anunciou a morte do piloto em rede nacional, jamais parou de investigar os fatos relacionados ao acidente fatal e apresenta uma investigação de 30 anos que, agora, chega a seu ponto máximo, com uma série de entrevistas definitivas e depoimentos raros, como da mae do piloto, Neyde Senna da Silva; o narrador Galvão Bueno, amigo e dono da voz que transmitiu ao público os grandes momentos da carreira do piloto; a namorada na época, Adriane Galisteu; o médico Giovanni Gordini, o primeiro a atendê-lo; e Betise Assumpção, assessora de Senna que, pela primeira vez, fala sobre tudo que viu e ouviu naquele fatídico dia.
Cabrini e RECORD receberam mais três indicações
Um dos mais premiados respeitados jornalistas do país, Roberto Cabrini também conquistou uma indicação na categoria Cobertura Jornalística, com "Missão Israel". No começo de outubro de 2023, dias após o ataque terrorista do Hamas contra Israel, o jornalista embarcou rumo ao Oriente Médio para mais uma cobertura de guerra de sua carreira. Ali, passou cerca de 40 dias na linha de frente do conflito e mostrou, nesse documentário disponível no PlayPlus, os bastidores deste trabalho. Além de Antonio Guerreiro como produtor executivo e direção de Roberto Cabrini, a equipe inclui os produtores Leticia Fagundes, Bruno Lima, Raphael Mendonça e Angélica Balbin.
Na categoria Programa Promocional, "Especial Rainha da Pérsia", documentário sobre o período histórico retratado na série bíblica homônima exibida pela RECORD. Produzido por Priscila Grans e dirigido por Cristiane Massuyama, também tem produção executiva de Antonio Guerreiro.
A outra indicação foi do reality "A Fazenda 15", na categoria Conteúdo Multiplataforma, do portal R7.com, que teve como produtora executiva Beatriz Cioff; Thaís Angelucci como produtora-executiva; e Julia Vizioli como produtora.
Crédito da imagem: divulgação/Record