Eleitores de BH decidem sobre mudança de bandeira nas eleições 2024
Os eleitores de Belo Horizonte terão mais uma missão nas eleições de 2024. Além de escolher os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito da cidade, os cidadãos também votarão em um referendo sobre a mudança da bandeira do município. A votação vai acontecer no dia 06 de outubro, no primeiro turno das eleições.
“Atualmente, a cidade tem utilizado o brasão do município em um fundo branco como seu símbolo. Já a nova proposta, contempla o céu, o sol e a Serra do Curral”, informa a Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Essa escolha será a última feita pelo cidadão. De acordo com o Legislativo municipal, “primeiro o eleitor votará para vereador. Em seguida, para prefeito. Por último, a urna exibirá a votação do referendo”, explicou.
O instrumento está previsto na Constituição Federal para que a população dê a sua opinião sobre uma lei já aprovada, dando o seu voto para que ela entre ou não em vigor.
A Lei que determina uma nova bandeira para Belo Horizonte foi aprovada no dia 31 de julho, mas a mudança será adotada somente com a escolha da população. “Assim, por meio da consulta popular, cada cidadão que comparecer às urnas no dia 6 de outubro, poderá optar pela sua validade, ou não”, destaca a Câmara Municipal.
“Caso o eleitor seja a favor da mudança, ele deverá digitar 1. Se preferir manter a bandeira atual, deverá digitar 2. Se quiser votar em branco, bastará usar a tecla BRANCO. Para anular o voto, deverá digitar qualquer outro número. Para finalizar a votação, basta teclar CONFIRMA e aguardar o sinal sonoro da urna”, explica.
As imagens da versão atual e da nova bandeira não aparecerão na tela da urna eletrônica. Por isso, a instituição recomenda que os eleitores consultem sobre o assunto antes. Mas, para quem esquecer, as duas versões estarão disponíveis em cartazes no dia da votação, nas seções eleitorais. Para saber mais, acesse o site da Câmara Municipal.
E no dia 28 de setembro, a RECORD Minas promoverá um debate com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, a partir das 20h40. Não perca!
Crédito da imagem: divulgação/CMBH