RECORD é finalista de prêmio internacional The AIBs com cinco documentários
Cinco trabalhos da RECORD disputam o primeiro lugar no The AIBs, prêmio internacional que reconhece a excelência de produções jornalísticas nas áreas de TV, rádio e plataformas digitais ao redor do mundo. A emissora concorre com quatro reportagens especiais dos programas Doc Investigação e Repórter Record Investigação, e com um documentário original do streaming PlayPlus.
Na categoria Crime Documentary, os finalistas são os episódios O Serial Killer de Goiânia e O Médico Predador, do Doc Investigação. O programa também concorre na categoria Investigative com o episódio O Mistério de Serrambi. Já o Repórter Record Investigação é finalista na categoria Sustainability com a reportagem Exilados pelo Clima na Amazônia. E o documentário do PlayPlus, Se Essa Rua Fosse Minha, está entre os selecionados na categoria Domestic Affairs Documentary.
Os trabalhos da emissora disputam o primeiro lugar com produções de emissoras como BBC, Financial Times, Bloomberg, Deutsche Velle, Al Jazeera, Channel 4 e CNN Internacional. Dentre os finalistas de todas as categorias do prêmio, estão mais de 80 veículos de comunicação de 16 países, com alcance global e em diferentes idiomas. O anúncio dos vencedores será no dia 22 de novembro, em cerimônia realizada no IET London: Savoy Place, em Londres.
Saiba mais sobre os trabalhos finalistas:
O Serial Killer de Goiânia/ Doc Investigação: O documentário denuncia os crimes cometidos pelo assassino em série Thiago Henrique Gomes da Rocha, no ano em que ele fez mais vítimas. Enquanto o matador agia, a polícia negava a ligação entre as execuções.
O Médico Predador/Doc Investigação: Nesta produção, vítimas falam pela primeira vez sobre os abusos sexuais cometidos pelo médico hebiatra Eugenio Chipkevitch, que estuprava adolescentes dentro do próprio consultório.
O Mistério de Serrambi/Doc Investigação/Doc Investigação: Entrevista inédita e exclusiva com uma testemunha aponta equívocos na investigação de um crime sem solução há mais de 20 anos, o assassinato das jovens Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão na Praia de Serrambi, em Pernambuco.
Exilados pelo clima na Amazônia/ Repórter Record Investigação: O programatestemunha os efeitos trágicos das cheias e da seca nas comunidades ribeirinhas, afetadas diretamente pelas mudanças climáticas.
Se essa rua fosse minha/PlayPlus: Documentário original PlayPlus denuncia as dificuldades, riscos e o preconceito sofrido por mulheres que vivem nas ruas de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul.
Crédito da imagem: divulgação/Record