Historiador explica o significado da expressão “ordem cósmica”

Quinta, 23 de Julho de 2015

 

Os personagens egípcios e hebreus de Os Dez Mandamentos costumam usar certas expressões desconhecidas pela maioria do público da novela, em determinadas cenas. Com o objetivo de acabar com a curiosidade geral, o R7 conversou com o historiador da Rede Record, Maurício Ferreira, que explicou com detalhes o significado de “ordem cósmica”.

Para explicar o significado da expressão “ordem cósmica”, Maurício Ferreira começa falando sobre a relação entre ordem e caos.

─ O caos é o princípio criador, ou seja, tudo é gerado a partir dele. Os egípcios trouxeram ordem ao mundo para que todos vivessem bem e em paz. Os deuses fazem as coisas acontecerem ordenadamente, como a plantação crescer e haver comida para os povos, ou até mesmo a população ser fértil para reproduzir. Se o faraó morre e tudo entra em desordem, o Egito vira um caos, por exemplo. Logo, ordem cósmica nada mais é do que manter o controle para que o homem possa viver bem.

O historiador explica que o faraó, no caso Ramsés, é responsável pela manutenção da ordem cósmica no Egito e realiza cerimônias diárias para preservar o bom funcionamento da natureza.

─ Nós temos o deus Hórus encarnado na terra, que é o faraó. Ele é o canal por onde a magia dos deuses flui para levar ordem cósmica ao mundo. Para que esta energia continue fluindo, o rei faz cerimônias que evitam um desequilíbrio. Em um santuário localizado dentro do palácio, ao nascer do sol ele prepara uma travessa de alimentos para os deuses, com pão, fruta e cerveja. O faraó faz também a libação, um ritual religioso simbólico em que ele vai até o rio Nilo e banha a estátua do deus. A terceira entre as principais cerimônias é a oração, pedindo prosperidade para o Egito e manutenção da ordem.

Maurício Ferreira conta que a cerveja no Egito era bem nutritiva e substituía pequenas refeições, diferente da vendida nos dias atuais. 

─ A bebida tinha álcool, era fermentada, mas parecia uma sopa, não se compara à cerveja que tomamos hoje. Para os egípcios, um copo de cerveja valia como café da manhã ou lanche da tarde. O vinho estava presente no Egito, mas somente o faraó e sua família tomavam a bebida.

De acordo com os egípcios, a ordem cósmica é fundamental para que o mundo “caminhe” de maneira correta, o que depende do faraó. O historiador explica. 

─ Acreditava-se que no Egito existia a ordem cósmica e, fora, o caos. Para um egípcio, se você morre fora não vai para o mundo dos mortos, pois é preciso estar debaixo da proteção cósmica para ter acesso a este mundo. Se algo de errado está acontecendo, é porque existe um desequilíbrio nesta ordem cósmica, o que será investigado pelos egípcios. O faraó pode estar fraco, enfim.

Outra expressão bastante ouvida na novela é “Shalon”, usada pelos hebreus em momentos de despedida, segundo Maurício Ferreira. 

─ Significa “paz para você”, “vá em paz”, “fique em paz” ou algo do tipo. O povo usava a frase ao de despedir.

 

Foto: Divulgação/Record.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200