Conheça personagens inesquecíveis da cidade de Alfenas
Quem nunca teve aquela experiência de encontrar personagens inusitados durante uma viagem? Seja na fila da padaria, em uma praça tranquila ou até mesmo em um boteco escondidinho, sempre há alguém que deixa sua marca e torna a nossa viagem mais interessante ainda.
Em cada cidade que Luciana Katahira passa com o Achamos em Minas ela encontra histórias e figuras que se tornam inesquecíveis, cada um com seu jeito de ser, com seus causos, suas histórias emocionantes, seus conselhos ou, simplesmente, pela sua maneira única de enxergar o mundo. É como se a sabedoria transbordasse em cada esquina que a equipe conhece.
Sempre que viaja, Luciana Katahira conhece uma variedade incrível de pessoas e volta para casa com uma coceirinha na ponta dos dedos para compartilhar um pouquinho das suas histórias em textos, bem longe da pressa que a TV nos impõe.
E nessas idas e vindas, a apresentadora conheceu o Seu Zé do Bom Retiro e o Seu Zé do Arvino, ambos de Alfenas. Imagine uma pessoa gentil. Essa é a palavra que melhor descreve o seu Zé do Bom Retiro. Com sua fala mansa e uma educação ímpar, seu Zé do Bom Retiro recebeu a equipe do Achamos em Minas com um carinho gigante, como se fossem velhos amigos.
O seu Zé vive em um lugar encantado, cercado pelo Lago de Furnas e pela família que ele tem o maior orgulho de contar as histórias. Sua casa é vizinha da famosa Ponte das Amoras, que faz parte do cenário e da vida de todos que vivem em Alfenas e região. Seu Zé também é apaixonado pela esposa que, de acordo com suas palavras, “não existe pessoa mais bondosa no mundo”. Dessa vez, não pude conhecê-la, mas ainda quero voltar para ter essa honra.
Com seus 80 e poucos anos, seu Zé do Bom Retiro é daquelas pessoas que olham nos olhos, que gostam de trocar um dedo de prosa e que, dessa forma, deixam a vida mais leve e sossegada. Fazer uma visita ao seu Zé do Bom Retiro é um passeio indispensável para quem passa por Alfenas.
E na venda mais antiga e tradicional de Alfenas, Luciana Katahira encontrou o seu Zé do Arvim.Com seus 84 anos, seu Zé do Arvino conta, com orgulho, que herdou a venda de seu sogro há mais de 60 anos, mas que, pelas suas contas, ela já tem mais de 150. São diversos cômodos cheios de produtos e seu Zé do Arvino garante que sabe cada item que tem ali.
O movimento não para: é gente comprando parafuso, cigarro de palha, panela, e seu Zé do Arvino corre pra todo lado, numa energia de dar inveja pra muita gente jovem. E ele conta casos da época que ali ainda tinha uma estação de trem, mostra fotos, se diverte mostrando seus produtos com muito bom humor.
Seu Zé do Bom Retiro e seu Zé do Arvino são apenas dois dos muitos personagens que a equipe do Achamos em Minas encontrou em suas jornadas pelo interior de Minas Gerais. São indivíduos únicos e inesquecíveis que contribuem para enriquecer nossas histórias e experiências.
Confira outros conteúdos do blog Achamos em Minas, produzido por Luciana Katahira, da Record Minas. E acompanhe também o Achamos em Minas toda quinta-feira, a partir das 11h50, no Balanço Geral MG.
Crédito da imagem: reprodução/José Carlos dos Reis