Conheça as belezas da pequena e encantadora Brumal

Segunda, 06 de Maio de 2024

Quem diria que aos pés da Serra do Caraça, bem escondidinha entre as montanhas de Minas, encontraríamos um oásis de tranquilidade e sossego. Lugar de gente hospitaleira e talentosa, de clima agradável, de silêncios, de pausas que nos permitem observar o tempo. Tempo que, por sua vez, parece passar mais devagar e que nos faz entrar em compasso com um relógio de calmaria. Bem-vindos à encantadora Brumal.

 

A 83 quilômetros de Belo Horizonte, Brumal é distrito de Santa Bárbara e está localizado no Quadrilátero Ferrífero, na região da Serra do Espinhaço. É o distrito mais antigo do município, fundado em 1704. O local é puro charme. Com casarios inspirados nas construções do século XVIII, o distrito tem um núcleo histórico muito bem preservado e curioso.

 

No seu centro, nada de praça ou coreto, apenas um chafariz. E este chafariz tem suas curiosidades: datado de 1898 e feito em pedra-sabão, possui algumas lendas que o envolvem e, uma delas, garante que quem bebe sua água não envelhece jamais.

 

O distrito, que possui menos de 2 mil habitantes, tem duas versões para o surgimento de seu nome: uma conta que o nome teve origem por causa das brumas que envolvem o vale no inverno e a outra diz que vem do verbo embromar. Algumas pessoas acreditam que os bandeirantes paulistas foram para lá em busca de ouro de aluvião ficaram decepcionados com o que encontraram por aqui e acabaram usando esse termo para dizer que foram enganados pelo ouro de Brumal. Independentemente da versão que está correta, o que podemos garantir é que Brumal é uma joia do estado!

 

No distrito também pode-se visitar o Memorial da Cavalhada Maria Joaquina. O nome foi uma homenagem a uma antiga moradora do distrito, que adorava fazer florzinhas para enfeitar os cavalos para as festas da Cavalhada, como ela não teve herdeiros, doou em vida o espaço que hoje abriga o memorial. As Cavalhadas em Brumal têm um significado muito especial. Essa tradição, que representa os conflitos entre mouros e cristãos, faz parte da vida de diversas famílias daqui que passam, de geração em geração, essa tradição que todos os anos movimenta a cidade.

 

Brumal se mostrou como uma daquelas delicadezas que só Minas nos oferece: um lugar de gente que nos recebe com o coração aberto, com vontade de contar histórias, de dividir alegrias. Lugar que não dá vontade de dizer adeus, apenas um "até logo, Brumal"! 

 

Confira outros conteúdos do blog Achamos em Minas, produzido por Luciana Katahira, da Record Minas.

 

Crédito da imagem: divulgação/Record

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200