“Tiramos a cara de Rio de Janeiro do banho de Moisés e Zípora"
O telespectador de Os Dez Mandamentos está acostumado a ver imagens fascinantes na tela da Rede Record, como o ambiente da cena em que Moisés e Zípora tomam banho em um lago, exibida na segunda-feira (1). Porém, o público não imagina que a maioria das gravações são realizadas no Rio de Janeiro, e que só é possível obter um resultado tão real graças ao trabalho da equipe de efeitos visuais.
Em entrevista ao R7, o coordenador de efeitos visuais da emissora, Gustavo Dominguez, conta que o objetivo da pós-produção, neste caso, foi “tirar” a cara de Rio de Janeiro das cenas.
─ Trabalhamos em cima do material bruto, que é a gravação original. Não deixa de ser uma mágica! A imagem em que Moisés se banha com Zípora foi gravada em Seropédica, em um local onde a produção de locação conseguiu acesso. No Rio, temos muito verde, árvores, postes e casas de todos os tipos de cores ou tamanhos. Daí entramos em ação.
Gustavo Dominguez revela que a maior preocupação da equipe é transmitir verdade nas cenas. Para isso, elementos são retirados e incluídos, através de intervenção digital.
─ A edição precisa fazer com que o lugar remeta o público ao Egito daquela época. Nesta imagem, a única coisa real é o lago e a atriz. Retiramos as árvores, montanhas, postes, edificações, entre outros detalhes. Aqui, não temos este tipo de verde e dunas. Existem locais semelhantes em Maceió, mas seria muito fácil e falso trabalhar desta forma. Fazemos uma pesquisa profunda sobre pedras, areia, mato e tudo que existe no Egito. Nossa equipe garantiu fotos no Atacama e no Egito, além de filmagens, aproveitadas para fundo de cenas como esta. O que o telespectador vê atrás, nada mais é do que uma imagem real do Egito, que foi “colada”, usando uma linguagem de fácil entendimento.
O coordenador conta outros tipos de edição feitos na cena que chamou a atenção do público na última segunda (1º) e garante que o brilhante trabalho vai muito além dos olhos do telespectador.
─ As fotos das nossas viagens agregam valor à novela. Só usamos uma palmeira em determinada cena, por exemplo, se for a real, ou melhor, a foto da verdadeira, registrada pela nossa equipe. As de lá são mais belas e, caso comprássemos aqui, a unidade custaria cerca de R$20 mil. Na edição, transformamos uma em 300. Retiramos marcas de pneu da areia, igualamos luz e sombra.
A equipe leva, em média, dois dias para finalizar uma cena, o que mostra a rapidez e dedicação da equipe de efeitos visuais.
─ Trabalhamos há quase dez anos neste mercado e esta experiência nos ajuda a manipular arquivos de forma produtiva. Se fôssemos pagar por fora, gastaríamos R$100 mil, R$200 mil. Conseguimos dar conta, muito bem.
Foto: Divulgação/Record.