Mumificação do faraó Seti

Terça, 02 de Junho de 2015

O ator Zécarlos Machado recentemente se despediu das gravações da novela Os Dez Mandamentos da Record. Seu personagem, o faraó Seti I, irá morrer na trama em meados do mês de junho. Como acontecia há milhares de anos atrás, o corpo do rei do Egito passava por um processo de mumificação para a conservação do cadáver que, para aquele povo, se tratava da encarnação de um deus.

Para a caracterização da mumificação do faraó Seti I, Zécarlos Machado ficou cerca de quatro horas no processo de caracterização com o profissional Vavá Torres, um dois mais expressivos e detalhistas maquiadores brasileiros. Há 45 anos no ofício, Vavá Torres é o profissional responsável pela maquiagem, maquiagem de efeitos, cabelos e penteados de época ou contemporâneos das novelas da Record, “A caracterização da mumificação durou quatro horas e eu utilizei materiais como látex e algodão neste trabalho”, afirmou Vavá.

Na história do antigo Egito, os egípcios acreditavam que a mumificação era uma forma de tentar vencer a morte e manter o corpo do faraó, que para eles se tratava da encarnação de um deus, existindo por muito mais tempo. As vísceras e o cérebro eram retirados pelo sacerdote e o interior do corpo do deus vivo passava por um processo de desidratação com sal e era preenchido com serragem e plantas secas.

Apesar da complexidade e demora no processo de caracterização do personagem, o ator Zécarlos Machado ficou muito contente com o resultado final, “Era muito tempo de caracterização, a maior parte das gravações precisava de um processo de envelhecimento, acompanhado do trabalho de maquiagem aliado ao figurino, o que foi de inestimável importância para a construção do personagem. Gravar a cena da mumificação do faraó em si foi tranquilo e divertido. O faraó já estava morto, e o maior prazer foi acompanhar o trabalho de maquiagem do talentoso Vavá Torres. Os egípcios eram profundos conhecedores de Medicina e do corpo humano-humano, e o trabalho de Vavá creio que deu a veracidade que a cena exigia”. Conclui Zécarlos Machado.

 

Escrita por Vivian de Oliveira e direção-geral de Alexandre Avancini, a novela Os Dez Mandamentos é exibida pela Rede Record de segunda a sexta às 20:30h.

Programa não recomendado para menores de 10 anos.

 

Fotos: Munir Chatack/ Record.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200