Conheça os detalhes da preparação infantil em Reis
Em uma sala dos estúdios Casablanca, na zona oeste do Rio, a preparadora de elenco Rosana Garcia reúne cinco atores mirins, que vão dar vida aos filhos de Davi nas próximas temporadas da série Reis. Ela repassa algumas cenas com Flávio Bisneto, de 11 anos, Guilherme Tavares, de 9, Joana Lavrador, de 7, Miguel Moro, de 10, e Pedro Burgarelli, de 13.
Tudo é feito com muita conversa. Rosana explica e lê as sequências para as crianças, que vão completando as falas. Ela pede que eles articulem, que fiquem atentos à entonação e ainda ensina técnicas para tornar o texto mais natural.
Atriz consagrada, Rosana é preparadora de elenco há mais de 20 anos e chegou à Record TV em Gênesis (2021). Assim como as crianças com as quais trabalha atualmente, ela também começou muito pequena na televisão, com cinco anos.
Em entrevista, a profissional conta como é feito o trabalho de preparação infantil nos bastidores para que os jovens talentos cheguem seguros ao set de gravação. Rosana explica que o trabalho varia conforme a idade, além da experiência que cada um possa ter.
"Quando são muito pequenininhos, o que fazemos é uma integração da criança com o elenco, com os pais da trama, para ela poder se conectar e ficar mais à vontade. Fazemos jogos e brincadeiras para ela ir se acostumando com essa família [da ficção] e a levamos ao set, para ver também aquele ambiente diferente."
Já para os maiores, tudo começa com a explicação da trama em que vão estar inseridos: "conto toda essa história do Davi, desde lá do comecinho, antes dos personagens deles nascerem, a história das mães de cada um deles. Tiro todas as dúvidas, brincamos e conversamos muito. É um clima bem gostoso! E aí, sim, partimos para a leitura das cenas".
A preparadora de elenco destaca que trabalha com as crianças a partir de uma conversa com elas. "Nada de levarem o texto para casa, para não pegarem as intenções erradas e nem ficarem falando muito ‘decoradinhos’”, pontua.
Durante a preparação acompanhada, os jovens talentos se mostraram muito empolgados para o início das gravações. "Eu gosto muito dessa convivência que temos com outras pessoas, acho que é uma oportunidade de fazer amizades. Também gosto muito de atuar e gravar", conta Pedro Burgarelli, que viverá Quileabe.
"Gosto de conhecer os personagens na série", completa Joana Lavrador, que estreia em uma produção como Tamar. Já Flávio Bisneto, que será Amnon, e Miguel Moro, intérprete de Absalão, destacam os cenários da superprodução como um ponto alto. Mesmo antes do início das gravações, eles já tiveram a oportunidade de conhecer o set.
Guilherme Tavares, que viverá Adonias, também fala sobre a experiência como ator: "cada personagem que você vive, faz uma coisa diferente".
Da preparação para o set
Na hora do "gravando", o acompanhamento dos preparadores de elenco continua. "Estamos na retaguarda para qualquer coisa que seja necessária. Eles estão sempre acompanhados: chegamos junto com eles, damos uma aquecida e repassamos as cenas [antes das filmagens]", explica Rosana.
Segundo a profissional, as sequências são treinadas de muitas maneiras, mas o diretor pode propor diferentes caminhos durante as gravações. "Eles têm que estar superseguros com o texto e o ambiente da cena para que, quando o diretor peça o que ensaiamos ou algo completamente diferente, eles possam seguir a proposta."
Rosana também ressalta que é preciso ter muito diálogo com as crianças. "Você tem que saber como passar o que o diretor quer e o que o autor está pedindo com carinho, atenção, mas, ao mesmo tempo, com firmeza."
A preparadora ainda lembra a própria experiência como atriz e os ensinamentos que recebeu do pai, o ator e roteirista Gilberto Garcia — ela cita o costume de não deixar as crianças treinarem o texto em casa e a noção de responsabilidade como exemplos. "Ser profissional desde muito pequenininha é uma coisa que eu aprendi com ele e, aos cinco anos de idade, comecei entendendo isso."
Apesar de não trabalhar só com atores mirins, Rosana revela o que mais a encanta na preparação com os jovens talentos: "gosto muito de trabalhar com crianças por essa pureza delas e por ver que elas gostam do que estão fazendo. Isso é o principal".
Fique ligado! A sexta temporada de Reis, intitulada A Conquista, estreia no dia 17 de abril. Até lá, acompanhe o resumo da superprodução aos sábados, às 21h, na tela da Record TV. Assista também aos episódios completos em PlayPlus.com.
Crédito da imagem: Thaís Silveira/R7