Confira dicas de sobrevivência em áreas de mata fechada ou florestas

Quarta, 14 de Setembro de 2022

Após uma jovem de 21 anos ficar perdida em uma mata de difícil acesso, durante três dias, com a filha de 3 anos, em Morada Nova de Minas, a 297 km de Belo Horizonte, o R7 preparou uma lista com sete dicas de sobrevivência para pessoas que passam por situações como esta.

As orientações foram dadas pelo tenente Leandro de Carvalho, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O especialista em resgate explica que a garantia da segurança física passa por estratégias para se evitar exposição ao risco e driblar os riscos de desidratação e fome. "Uma pessoa pode ficar, em média, três dias sem se hidratar e 30 dias sem alimentação, mas isto varia de organismo para organismo", avalia o militar.

No caso registrado nesta semana em Morada Nova de Minas, Ludmila Jesus da Silva ficou três dias sem se alimentar. Ela contou que optou por garantir a comida para a filha. Elas beberam água que encontraram em uma fonte.

Em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros atendeu, em 2021, 813 ocorrências de busca e salvamento de pessoas perdidas. De janeiro a agosto do ano passado foram 589 atendimentos. Já no mesmo período de 2022, a corporação identificou 474 registros.

 

Veja a seguir as dicas de sobrevivência em áreas de mata fechada:

1 - Não entre em pânico

Segundo o tenente Leandro de Carvalho, a pessoa perdida deve evitar entrar em pânico para não "gastar energia e se preocupar com situações além da própria sobreviência".

2 - Tente se localizar

O militar orienta que é importante tentar entender o caminho de onde saiu e para onde estava indo. Observar árvores, riachos, cachoeiras e pedras pode ajudar a memorizar os locais por onde já se passou.

"O ideal é ir quebrando alguns galhos de árvores para entender por onde já caminhou", sugere Carvalho. "Quando o desaparecido mexe com a mata, ele deixa mais cheiro no local, o que facilita os cães de busca a identificar o odor", completa.

Segundo o agente, as grutas são bons locais para passar a noite e dormir. Na falta, a pessoa pode tentar improvisar cabanas. Na hora de escolher um local, também deve-se levar em consideração a possibilidade de se acender fogueiras para se aquecer.

3 - Evite deslocamentos noturnos

Segundo o representante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, deve-se evitar os deslocamentos noturnos, já que animais como onças, lobos-guará e serpentes costumam andar neste horário. "Com a pouca visibilidade, a pessoa também pode cair em um buraco", completa.

4 - Ande com um bastão

O militar sugere que a pessoa perdida utilize gravetos ou madeira como um bastão para "verificar a presença de animais peçonhentos e serpentes pelo caminho e se apoiar".

5 - Cuidado com os alimentos

Na busca por alimentos, consuma aqueles que você tem certeza que os animais comem. Segundo o tenente Leandro de Carvalho, esta estratégia ajuda a evitar plantas e frutos venenosos. "Outra sugestão é evitar plantas com texturas leitosas e com espinhos", disse o agente.

6 - Procure se hidratar

O bombeiro avalia como importante a pessoa perdida buscar fontes de água potável. "Em geral, os leitos dos rios ficam nas regiões de vale. No Cerrado, os locais com cursos d'água costumam ter vegetação mais abundante no entorno", indica como tentar procurar o recurso hídrico.

7 - Atente-se aos sinais de resgate

O tenente Leandro de Carvalho alerta que a pessoa perdida em áreas de mata deve se atentar aos barulhos da região, já que o Corpo de Bombeiros costuma usar helicópteros nas buscas. "Caso ela perceba a presença da aeronave, é importante ir para áreas de maior visibilidade, como espaços descampados", ressalta.

 

Veja o drama da família de Minas Gerais que ficou três dias em uma mata:

 

Acompanhe o Balanço Geral MG de segunda a sexta, às 11h50!

 

Crédito da imagem: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200