Câmera Record mostra a realidade de uma das cidades mais poluídas do Brasil

Sábado, 01 de Dezembro de 2018

Câmera Record deste domingo, 02/12, às 23h50, investiga por que Santa Gertrudes, uma pequena cidade de 26 mil habitantes, no interior de São Paulo, é considerada há anos uma das mais poluídas do Brasil.

De acordo com as últimas três pesquisas da Organização Mundial de Saúde sobre poluição no Brasil, Santa Gertrudes aparece sempre em primeiro ou segundo lugar. Entre as dez mais poluídas, é a única com menos de 100 mil habitantes.

O grande vilão, segundo especialistas, é o excesso de carga transportada pelos caminhões de cerâmica, o que é ilegal. E os repórteres da atração flagraram muitos caminhões rodando nas estradas com carga bem acima do permitido. Um motorista abriu o jogo sobre o esquema, sem se identificar: "o peso dele (caminhão) era de 15 mil Kg. Só que ele sai com mais de 30 mil Kg".

A principal consequência da poluição em Santa Gertrudes, que atinge principalmente os funcionários das cerâmicas, é a silicose. Uma doença progressiva, irreversível e sem tratamento.

Aposentado por invalidez, Zé Camilo mal consegue falar. Quem conversou com a nossa equipe foi a mulher, Leonor. "ele era um homem alegre, conversava, brincava com todo mundo. Depois que descobriu a doença, meu marido acabou", sentencia.

 

E mais: o sofrimento dos trabalhadores rurais expostos à queima da cana-de-açúcar, o que dizem as autoridades e o que pode ser feito para reduzir a poluição em Santa Gertrudes.

Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, às 23h50.

 

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200