Câmera Record conta a comovente jornada de brasileiros adultos em busca da alfabetização

Sábado, 24 de Novembro de 2018

O Câmera Record deste domingo, (25/11), às 23h50, revela o "abecedário" da dignidade: a trajetória de quem decidiu voltar para a escola na vida adulta.  

Encontrar tempo entre a rotina de casa, o trabalho e o convívio em família. Enfrentar críticas e preconceito. Ser humilde e valente para entender que sempre dá para aprender algo novo, não importa em que idade. 

Gente como dona Marilda, que aos 57 anos, dá os primeiros passos rumo à alfabetização. "É terrível (não saber ler)", diz a sétima de dez irmãos que cresceram na roça e não tiveram condição de deixar a enxada de lado para empunhar um lápis.

Na fascinante jornada de letras, Marilda conta com a ajuda de um professor especial, Emanoel, o sobrinho de dez anos. "Tem hora em que ele tira sarro de mim: 'ah, tia, a senhora tá chorando?' E eu falo: 'é porque está difícil pra tia aprender'", conta.

Marilda faz parte de um universo de 11,4 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, que não sabem ler, nem escrever. Homens e mulheres que passam um sufoco enorme no dia a dia em tarefas simples como ir à feira.

Os repórteres acompanham a rotina de alguns colegas de classe de Marilda e flagram as dificuldades que eles enfrentam por causa do analfabetismo. E se deparam com histórias emocionantes, como a do peão de obra que mudou de emprego graças a uma redação, do cego que descobriu o amor pela literatura depois de perder a visão e do locutor de rodeio que precisa estudar para conseguir o antigo trabalho de volta.

 

O Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, às 23h50.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200