Interpretar Asisa na novela Jesus é um desafio para Ana Paula Tabalipa

Sexta, 05 de Outubro de 2018

Após uma breve participação em Apocalipse, a atriz Ana Paula Tabalipa interpreta a invejosa e faladeira Asisa. A hebreia é uma mulher rica, graças ao trabalho de Mateus (Gabriel Gracindo), marido que sempre humilha incitando-o a ganhar mais. Em um papo com o site oficial, Ana Paula fala sobre a preparação, os desafios e a repercussão da personagem.

Para Ana Paula Tabalipa, interpretar Asisa é um desafio diário por diversas questões. ''Primeiro, por ser uma novela bíblica e contar a história do homem mais famoso do mundo, o que é uma responsabilidade absurda. É muito difícil para mim, principalmente, achar o tom dela em que parece má, mas não é. Chego nas cenas pedindo ajuda ao Gabriel [Gracindo], aos diretores, para todo mundo. É um desafio diário passar verdade, estar dentro da personagem e entender por que ela faz essas coisas. Não tenho vergonha de pedir ajuda para fazer Asisa. Tem gente que busca memórias anteriores, prefiro viver o momento da cena", revela ela.

A atriz conta que não enxerga a personagem da forma como o público comenta. ''Vou nos lugares com meus filhos e as pessoas falam: 'Nossa, como Asisa é chata!'. Não acompanho a novela todos os dias e no ar deve ser outra coisa. Tem algumas frases que olho e nem acredito que a Asisa vai falar de novo. Então, sei que ela é chata, mas a gente se diverte demais. E o elenco é muito gostoso''.

Ana Paula confessa não assistir suas cenas por ser extremamente crítica. ''Tenho um problema sério comigo. Sou minha maior inimiga em tudo que você pode imaginar. Sei que [assistir] é bom para mim, até para melhorar. Mas quando isso acontece é sozinha, trancada no banheiro, sem ninguém. Sou muito crítica e me incomodo até com o fio de cabelo fora do lugar''.

Além disso, Ana Paula revela ter traços de Asisa em sua personalidade. ''Sou debochada. Asisa tem um pouco da minha energia, está fora do tempo dos outros personagens''.

Preparação
Ana Paula não escondeu a felicidade logo quando ficou sabendo que dividiria o papel de Asisa com Camila Mayrink e ainda elogiou a beleza da jovem atriz. Ana Paula também contou que durante o processo de preparação não se prendeu ao que Camila havia feito na primeira fase. "Tivemos uma preparação logo no início com o Ronaldo Gama para a gente se conhecer. Vi Camila em cena, mas não fiquei tão presa, até porque acho que as pessoas mudam com o tempo. Ninguém é mau nem feliz o tempo inteiro. Tentei trazer essa leveza para Asisa e acho que não estou conseguindo, porque todo mundo tem comentado que ela está chata", brinca a atriz.

Ana Paula destaca ainda as aulas com o historiador Maurício Santos durante a preparação. "A mulher naquela época não olhava no olho, tinha um outro tempo de fala e andava atrás do homem. Asisa vai contra todas as aulas que tive. Ela ama o marido dela, apesar de encher o saco dele. O que ela faz de mau é o que acredita''.

Lições da personagem
Para finalizar, a atriz diz tirar lições de todas as personagens e com Asisa não é diferente. ''Estava conversando esses dias com Beth Goulart e acho que todo mundo do elenco foi escolhido por algum motivo. Esta personagem mudou minha vida. Fiquei pensando no que Asisa tem para me ensinar e acredito que, de repente, seja para reclamar menos da vida. A história de Jesus virou uma outra coisa para mim, até comprei uma Bíblia. Com os meus filhos, também está sendo diferente. Todos estão aprendendo a história de forma leve''.

A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta, às 20h55, na Record TV.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200