Figurinista revela detalhes das roupas romanas, judias e helenizadas usadas em Jesus

Domingo, 07 de Outubro de 2018

As diferenças entre os grupos sociais representados na novela Jesus vão além dos costumes e passam também pelas vestes. Severo Luzardo, que assina os figurinos da produção da Record TV, contou ao site oficial os detalhes das roupas dos romanos, judeus e helenizados. Para criar o visual da novela, foi fabricado um alto número de peças para vestir os atores. ''Elas foram reproduzidas em três fábricas brasileiras, além disso contamos com 3.500 pares de calçados de couro para esta produção. Ao todo, alcançamos a quantidade de 12 mil peças para poder desenvolver esta história até antes mesmo da estreia da novela''.

Uma das características dos romanos é o tipo de tecido e a paleta de cores. ''Os personagens romanos têm como características principais os tecidos leves e os drapeados. As modelagens são mais amplas, principalmente nos casos masculinos, que têm as cores branco e vermelho como representação épica, além da volumetria''.

Diferente dos romanos, os helenizados são personagens que, além da sua característica pessoal, carregam a de seu lugar de origem e absorvem elementos da cultura romana. Severo conta que isto fica evidente em seu figurino. ''Nesse projeto, a cultura que carrega os conceitos helênicos vem anteriormente ao povo grego e macedônico. Eles trazem algumas características romanas em seus costumes, como drapeados, sobreposições, cores ou mesmo as modelagens''.

Ainda sobre os helenizados, ele fala que o figurino, de modo geral, busca transparecer nas vestes a personalidade individual de cada personagem. ''Buscamos para um melhor desenvolvimento dos personagens no enredo fazer a junção entre sua própria cultura com a romana, criando assim um hibridismo que é mais absorvido pelo espectador''.

Em relação aos judeus, o figurinista revela uma curiosidade sobre a cartela de cores e suas confecções. ''Todos os figurinos do Povo do Norte respeitam uma cartela de cores de ovelhas. Seja da mais clarinha lã, até a mais escura encontrada nos rebanhos''.

"Alguns tecidos foram feitos em teares, mantendo a rusticidade da época e, posteriormente, passando por processos de tingimento e envelhecimento”, ressalta Severo.

Luzardo afirma que a criação dos figurinos foi feita a partir de uma pesquisa sobre as roupas daquela época. ''Foram desenhados todos os modelos usados pelos personagens, bem como os calçados e jóias''.

Ele comenta que tem recebido um bom retorno sobre seu trabalho. ''Estamos muito satisfeitos com o resultado dos figurinos. Os atores têm elogiado e isto significa que conseguimos aliar o figurino de época ao conforto necessário para que eles atuem da melhor maneira possível''.

Severo finaliza contando uma curiosidade das cenas que foram filmadas em Marrocos, logo no início das gravações. ''Os figurinos ficaram muito bonitos e, através do peso das vestes, causaram um realismo impactante nas cenas''.


A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta, às 20h55.


*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

 

Foto: Blad Meneghel/Record TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200