Incêndios que afetam instituições brasileiras são tema do Câmera Record deste domingo

Domingo, 07 de Outubro de 2018

O Brasil assiste, há décadas, a incêndios de grandes proporções praticamente todo ano, como o que destruiu recentemente o Museu Nacional no Rio de Janeiro. A lista de instituições afetadas nos últimos dez anos é extensa: Teatro Cultura Artística, Instituto Butantan, Memorial da América Latina e o antigo prédio da Polícia Federal em São Paulo. O Câmera Record deste domingo, 07/10, às 23h50, entrevista especialistas que explicam por que isso ainda acontece no país.

O programa ainda exibe imagens exclusivas do antigo Edifício Joelma. Pela primeira vez, uma equipe de televisão recebe autorização para gravar sem restrição dentro do prédio que foi palco de uma tragédia histórica, em 1974.  A partir do incêndio do Joelma, no qual morreram quase 200 pessoas, leis foram criadas, normas e equipamentos de segurança obrigatórios estabelecidos e construções adaptadas, na tentativa de que episódios como aquele não acontecessem mais.

Foram dois meses de negociação até que a administração do Edifício Praça da Bandeira, o antigo Edifício Joelma, desse o sinal verde. A equipe do programa obteve então uma autorização que pôs fim a 44 anos de espera para gravar corredores, escadas e salas de um prédio que entrou para a história.

Os repórteres encontraram uma fita com material inédito e original, guardada a sete chaves no porão do Museu do Corpo de Bombeiros, e resgataram imagens impressionantes nos arquivos da Record TV.

 

Foi desta forma que o Câmera Record conseguiu reconstituir, passo a passo, os capítulos de uma tragédia que deveria ter mudado a maneira de como o Brasil lida com incêndios.

 

O Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar após de “A Fazenda”, às 23h50.

 

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200