Câmera Record investiga causas da pior seca dos últimos 150 anos no Brasil

Sábado, 18 de Novembro de 2017

O Câmera Record deste domingo (19/11), às 23h45, investiga o motivo pelo qual o Brasil passa pela pior seca dos últimos 150 anos. Os repórteres percorrem 2.300 km entre três estados brasileiros: Ceará, Piauí e Pernambuco, em uma jornada pelo semiárido nordestino, castigado pela falta de chuva.

 

Uma viagem longa, de paisagens quase desérticas. São quase 800 cidades em situação de emergência pela falta de água. Em Salitre, no Ceará, a equipe se depara com terra seca, de coloração alaranjada, e campos inteiros desfolhados. Os filhos de Francineide, uma agricultora de 36 anos que viu o trabalho na roça acabar por conta da seca, hoje vivem de bicos para sustentar a família de seis pessoas. "Faz quase um ano que o reservatório não recebe uma gota de água sequer. Não tem água para todo mundo. Alguns ficam sem se banhar”, diz ela.

 

O programa descobre que, no pequeno distrito de Lago dos Crioulos, bem pertinho de Salitre, descendentes de escravos passam sede. E que a falta de água no quilombo se deve a um simples caminhão quebrado. "Água tá difícil demais. Aqui esse povoado tem muita cisterna, mas tudo seco", diz uma moradora.

 

O responsável pela distribuição de água na comunidade quilombola, ao ser questionado, responde sem meias palavras: "O caminhão estava quebrado, entendeu? O caminhão quebrou e eu por isso não fui colocar mais água".

 

No estado de Pernambuco, 62 municípios estão em situação de emergência devido à seca. Metade dos reservatórios de água opera com menos de 10% da capacidade.

 

Em Dormentes, que tem apenas 18 mil habitantes, pequenos agricultores tentam amenizar os efeitos da estiagem. Oswaldo é casado e tem dois filhos. Herdou a propriedade de oito hectares do sogro. Mas tornou-se refém da falta de chuva. Cava desesperadamente à procura do bem mais precioso da vida.  "A gente tem que enfrentar com coragem. Garra e coragem, não tem que encarar muito isso... Porque toda vida a gente enfrentou seca. Não é o primeiro ano que se enfrenta seca no Nordeste", diz ele, com certa esperança e muita resistência.

 

Foto: Divulgação/RecordTV.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200