Receita | Caldos

Quarta, 31 de Maio de 2017

BAMBÁ DE COUVE

Ingredientes

6 folhas de couve rasgadas

300 g de linguiça semi-defumada ou paio

500 g de fubá de moinho d'água

2 litros de caldo de legumes caseiro

1 cebola picada

ovos

sal à gosto

cheiro verde

azeite extra virgem

 

Modo de fazer

Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite, refogue a cebola e depois adicione a linguiça. Deixe dourar e reserve. Em outra panela funda, coloque um pouco de azeite, adicione o fubá e deixe tostar até que uns pontinhos escuros apareçam.

Depois que o fubá tiver resfriado, coloque a panela funda de volta no fogo e adicione metade do caldo de legumes ao fubá e misture bem. Deixe cozinhar até engrossar, mexendo sempre. Quando o fubá estiver bem grosso, adicione mais um pouco do caldo de legumes, a linguiça e deixe cozinhar para pegar sabor.

Cozinhe por mais alguns minutos e coloque a couve rasgada. Ao final, verifique se o sal está ao seu gosto e então coloque os ovos (um ovo por pessoa) dentro do creme de fubá com couve. Tampe a panela para que os ovos cozinhem em fogo baixo. Finalize com cheiro verde e um fio de azeite. Se desejar, rale um queijo Minas por cima e sirva.

 

CALDO DE MORANGA COM CARNE DE LATA

1

Ingredientes

1/2 abóbora moranga

carne de lata desfiada (se preferir, use carne de sol)

1 gengibre ralado

cheiro verde

pimenta dedo de moça

pimenta do reino

azeite

creme de leite fresco

1 litro de caldo de legumes caseiro ou água

 

Modo de fazer

Pique a abóbora em pedaços médios e deixe cozinhar até ficar macia. Em um liquidificador coloque a polpa da abóbora, o creme de leite fresco, sal e a pimenta do reino. Bata até formar um creme aveludado usando o caldo de legumes quando necessário.

Em uma panela coloque azeite, pimenta dedo de moça picadinha e refogue a carne de lata desfiada. Deixe pegar sabor e misture o creme de abóboras.

Deixe ferver por alguns minutos e adicione mais caldo de legumes (ou água) para que fique com textura de um caldo cremoso. Coloque cheiro verde a gosto e sirva bem quente finalizando com um fio de azeite e a pimenta dedo de moça picadinha.

sg

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200