Historiador de O Rico E Lázaro explica visão de Ezequiel

Domingo, 28 de Maio de 2017

 

Uma experiência espiritual mexeu com o público em O Rico E Lázaro. O profeta Ezequiel, interpretado por Licurgo, foi levado até um vale de ossos secos e recebeu uma visão da parte de Deus sobre o futuro de Israel. A cena, que interpreta o capítulo 37 do livro de Ezequiel na Bíblia, traz consigo uma grande profecia sobre o povo hebreu que se encontra cativo na Babilônia e confirma que, apesar da dispersão, Deus vai trazê-los de volta à terra prometida como um povo próspero.

 

Maurício do Santos Ferreira, o historiador de O Rico E Lázaro, explicou ao site oficial que o texto bíblico interpretado é importante para os hebreus da época por ser uma mensagem de esperança em meio ao caos.

— O povo hebreu precisava de uma mensagem inspiradora para que pudessem suportar o fardo do cativeiro sem perder a fé principalmente em um lugar como a Babilônia.

 

Na visão, Ezequiel é levado até um vale de ossos secos e ouve a voz de Deus afirmando que, com apenas uma ordem, os ossos se transformariam em um grande exército. Maurício explica que a mensagem por trás da visão é motivadora.

— A visão é sobre o povo que está na Babilônia. Por mais que muitos deles morram na Babilônia, sintam-se fracos, cativos, Deus vai restituir tudo o que foi retirado. Deus vai renovar as famílias, vai dar vida nova ao povo, vai transformar o povo que hoje não tem uma terra em uma grande nação.

 

Entre as visões dadas por Deus ao profeta Ezequiel, a do Vale dos Ossos Secos se destaca principalmente por seu resultado, uma vez que o povo de Israel torna-se ainda mais fiel a Deus apesar do cativeiro babilônico, que durou 70 anos. Maurício explica que enquanto os hebreus moravam na terra prometida, com terras e templo próprio, tornaram-se infiéis, mas que o exílio fez com que eles se voltassem para a fé.

— A visão é uma mensagem de esperança, traz a certeza de que eles se tornarão uma nação novamente. A profecia afirma que isso vai acontecer.

 

E segundo o historiador Maurício, a profecia se cumpre após 70 anos de cativeiro, conforme Jeremias havia profetizado.

— Após os 70 anos, o rei Ciro, da Pérsia, invade a Babilônia, conforme a profecia de Jeremias e de Daniel, e a primeira atitude dele é promulgar uma lei que é bastante conhecida até hoje, o Cilindro de Ciro. Entre essas leis, há uma que liberta os cativos e os conduz de volta para suas terras e que determina que o Estado persa financie a reconstrução do templo de Jerusalém. A profecia se cumpre em um tempo muito pequeno, afinal, 70 anos para algo na história é pouquíssimo. Assim, Israel volta a ser o povo de Deus.

 

A importância de um profeta

A novela O Rico E Lázaro conta a história de grandes profetas do Antigo Testamento como Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os profetas eram responsáveis por estabelecer uma relação direta entre o povo e Deus. Maurício explica que a relação com Deus, para os hebreus da época, só podia ser feita através da figura do sacerdote no Templo ou por pessoas escolhidas diretamente por Deus, como os profetas. Por esse motivo, os profetas eram de extrema importância. Na época de Ezequiel, o templo havia sido destruído por Nabucodonosor, então, o profeta tornou-se a única conexão direta do povo com Deus.

— Na época, os profetas tinham poder religioso, mas também político. Em Israel, a monarquia era sagrada, pois era escolhida por Deus e ungida pelos profetas. Então, eles desempenhavam uma função política. Traziam mensagens inspiradas por Deus para o povo e também para os reis.

 

Maurício explica que os profetas dessa época eram fundamentais para os desígnios da fé, uma vez que os reis e o povo se distanciaram dos ensinamentos dados por Moisés.

— Ezequiel era de uma família sacerdotal e foi levado para as margens do rio Quebar, na Babilônia. Após ser tomado pelo poder de Deus, ele começou a profetizar aos hebreus cativos acerca do comportamento e da importância de manter a fé mesmo em meio à dificuldade. É nesse contexto que ele recebe a visão do Vale dos Ossos Secos.

 

Assista a cena completa que emocionou a todos:

 

Foto: Reprodução/RecordTV.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200