Receita | Tartare de Tropeiro

Quarta, 05 de Outubro de 2016

Uma deliciosa releitura do feijão tropeiro mineiro. Tartare de lombo com torresmo e feijão roxinho, touille de farinha de milho e queijo canastra curado, ovo e couve.

 

INGREDIENTES:

Para o hambúrguer

100g lombo cozido e cortado em cubos

100g feijão roxinho cozido em ponto de tropeiro

40g cebola roxa em cubos

20g torresmo frito e triturado

 

Para o touille

100g Queijo Canastra curado (6 a 9 meses)

40g Farinha de milho em flocos

40g Farinha de mandioca (biju)

 

Para o molho

1 un ovo (separar clara e gema)

100ml Azeite

Pimenta dedo de moça

 

Couve

1 molho de Couve

Sal

Limão

Azeite

 

MODO DE FAZER:

Hambúrguer

Com uma faca, cortar o feijão roxinho cozido de forma que fique em pedaços pequenos. Tentar não amassar. Numa vasilha, misturar o lombo, o feijão, a cebola e os temperos. Enformar com o auxílio de um aro (pode usar até um pedaço de cano PVC bem higienizado). Levar em freezer para firmar durante cerca de 1 hora.

Touille

Ralar o queijo Canastra em ralador fino. Salpicar sobre uma assadeira antiaderente, fazendo uma camada fina. Salpicar a farinha de milho por cima e novamente o queijo. Levar em forno médio pré aquecido. Quando derreter o queijo, retirar, moldar e deixar esfriar para dar firmeza ao preparo.

Molho

Fritar a clara de ovo em pouco azeite. (Reservar a gema). Cortar a pimenta em brunoise (pequenos pedaços), assim como a clara. Preparar um molho a base de azeite com a clara e a pimenta picadas. Temperar a gosto. Reservar.

Couve

Cortar bem fina e temperar com sal, limão e azeite a gosto

Gema

A gema deverá ser assada em forno médio rapidamente (uns quatro minutos), para manter a textura cremosa característica dos tropeiros. Para isso, a forma deve ser antiaderente e bem untada. Também deve-se borrifar azeite sobre a gema para não ressecar.

Agora é só montar o prato e se deliciar!

 

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200