Reportagem ‘As Eternas Escravas’ ganha seu quarto prêmio, o Petrobras

Quarta, 25 de Maio de 2016

A reportagem “As Eternas Escravas”, sobre a exploração sexual e doméstica de moradores de um quilombo Kalunga, conquistou seu quarto prêmio, o Petrobras, na categoria Nacional/Responsabilidade Socioambiental. A cerimônia de entrega foi realizada na noite desta terça-feira (24/05), na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.  

O prêmio Petrobras é um dos mais importantes do País e teve, nesta edição, um número recorde de inscrições, 1.255.

Realizada pelo programa Repórter Record Investigação, a produção foi exibida em junho de 2015 e já havia vencido, no ano passado, o Prêmio ExxonMobil (Prêmio Esso) de Telejornalismo, o 32º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, e neste ano, o Prêmio Rei da Espanha.

Este é o nono prêmio recebido pelo Repórter Record Investigação desde sua estreia, em 2014. O programa é produzido pelo Núcleo de Reportagens Especiais da Record, que tem Rafael Gomide como chefe de redação, e faz parte da vice-presidência de jornalismo, comandada por Douglas Tavolaro.

Os profissionais ganhadores são o apresentador Domingos Meirelles, o editor-executivo Gustavo Costa, o repórter Lúcio Sturm, o editor Marcelo Magalhães, o cinegrafista Michel Mendes, o auxiliar Valmir Leite, o editor de pós-produção Caio Laronga, a finalizadora Natália Florentino e os sonoplastas Rafael Ramos e Julio Cesar.

Durantes dois meses, a equipe do programa levantou documentos exclusivos e investigou a exploração e tortura de crianças descendentes de escravos de um quilombo Kalunga, a 320 km de Brasília. Devido à repercussão do trabalho, foi aberta uma comissão parlamentar de inquérito no estado de Goiás para apurar os abusos, fato destacado pelo júri, assim como a elegância da linguagem visual e a capacidade de resumir múltiplos problemas sociais em uma única reportagem.

 

Repórter Record Investigação  já recebeu nove prêmios desde a estreia em 2014

O Repórter Record Investigação, comandado por Domingos Meirelles, já é um recordista de prêmios. Em menos de dois anos no ar, o jornalístico, que estreou em 28/04/2014, já venceu nove prêmios importantes com suas reportagens especiais, obteve uma menção honrosa e ganhou dois prêmios de melhor chamada.

 

2014

PromaxBDA América Latina - Prêmios de melhor chamada -   Dois filmes criados para a estreia do Repórter Record Investigação venceram na categoria Promoção de Programas de Notícias. O vídeo institucional do programa ficou com o ouro; enquanto a chamada sobre a contratação do apresentador da atração, Domingos Meirelles, ganhou a prata.

Prêmio CNT de Jornalismo - com a reportagem “Fúria das Águas”.

31º Prêmio de Direitos Humanos – com a reportagem "Um brasileiro na guerra"

 

2015

Prêmio ExxonMobil de Telejornalismo (Prêmio Esso) – com a exibição da reportagem “As Eternas Escravas”

Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo - com a reportagem O Mistério do Matador de Mulheres”

Prêmio Vladimir Herzog – com a reportagem “A Estrada da Fome”.

32º  Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo - com a exibição da reportagem “As Eternas Escravas”

Prêmio CBIC de Jornalismo - com a reportagem “Os Escravos da Cidade

 

Menção Honrosa (2015)

 32º Prêmio de Direitos Humanos – com a reportagem "A Estrada da Fome"


2016

Prêmio Rei da Espanha – categoria TV -  com a reportagem "As Eternas Escravas"

Prêmio Petrobras – categoria Responsabilidade Socioambiental -  com a reportagem "As Eternas Escravas"

 

 

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200