R7

Buscar no R7
Home / Maio

"ARTE NÃO É ALGO QUE É FEITO PELOS ARTISTAS. ARTISTAS SÃO PESSOAS QUE FAZEM ARTE". SETH GODIN

 
No mês de maio, convidamos você a buscar neste campo um caminho de reinvenção. Remodele-se, redescubra-se e coloque para fora sua criatividade!
 
 

Som das Esquinas

Impossível falar do estado sem lembrar o Clube da Esquina. Movimento musical da década de 60, revelou para o Brasil e para o mundo nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros.

Confira nossa playlist inspiradora de artistas mineiros.
 

A figura enigmática de Aleijadinho é tão grandiosa quanto suas obras. Além dos clássicos profetas de Congonhas, ele foi responsável por diversas outras esculturas e projetos arquitetônicos no estado.
Tão importante quanto Aleijadinho para a arte de Minas, Lygia Clark se destacou no cenário nacional de arte contemporânea, levando suas esculturas ao limite do novo e da reinvenção.

 

Conheça alguns trabalhos de ambos:

 

 

Minas também é celeiro de grandes grupos e profissionais de atuação.
Você sabia que Grande Otelo, um dos maiores humoristas brasileiros, foi nascido em Uberlândia?
Sim, ele carregou o nome do estado no hall do cinema nacional, veja sua filmografia.
Selton Mello, outro grande ator nacional, também nasceu em Minas.
Clique nos atores mineiros abaixo para conhecer um pouco mais de sua biografia.


Bete Coelho


Petrônio Gontijo


Gorete Milagres


Iran Malfitano

 

Páginas e mais páginas

 

Quem mais poderia retratar tão bem a alma global do mineiro que João Guimarães Rosa? O Grande Sertão Veredas é uma obra universal, conheça mais:

Viver é muito perigoso... Querer o bem com demais força, de incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal, por principiar. Esses homens! Todos puxavam o mundo para si, para o concertar consertado. Mas cada um só vê e entende as coisas dum seu modo. Montante, o mais supro, mais sério - foi Medeiro Vaz

 
 

 
Carlos Drummond de Andrade também levou Minas para incontáveis páginas. Ouça alguns poemas narrados por ele mesmo:
Confira outros escritores do estado:

Roberto Drummond


Darcy Ribeiro


Fernando Sabino


Luiz Ruffato

Inspire-se

Arte Contemporânea

Centro de arte contemporânea localizado em Brumadinho há poucos quilômetros de BH, Inhotim se estabeleceu como um dos principais museus do mundo, recebendo visitação de pessoas de várias nacionalidades. Conheça.

Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Com programação intensa, este conjunto de espaços culturais é um dos maiores bens do estado. Conheça.

Duelo de MC's

Para quem gosta de cultura alternativa, a dica é acompanhar o Duelo de MC's. O evento é uma iniciativa de rappers para levar ao centro de BH a cultura do Hip Hop e sua conscientização. Conheça.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Idealizado por Oscar Niemeyer, durante o mandato da prefeitura de JK, o conjunto paisagístico e de edificações da Pampulha é símbolo do modernismo da capital mineira, inspirando artistas, pensadores e um novo tempo que estava por vir. Recentemente, foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Igreja de São Francisco de Assis
Plasticidade mesmo sob o concreto armado, com aspectos ousados e inusitados.

Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Inicialmente um cassino, o museu conta com acervo de 1.600 obras de artistas como Guignard, Di Cavalcanti, Ceschiatti, Iberê Camargo, Tomie Othake e Alfredo Volpi.

Casa do Baile
Fachada e marquise em sinuosidade sob a superfície da lagoa.

Iate Tênis Clube
Jardins de Roberto Burle Marx, remete a um barco que navega pela Pampulha.

 

 

Um recorte da história musical de Minas no Balanço Geral

Aplicativos para se inspirar
 
 
 
E para você, qual seu artista favorito? Conte pra gente!
 
 
 

Com o Reinventário, a cada mês, nós teremos um tema e você terá uma oportunidade para se inspirar, sair da rotina e entrar em ação.

Faça o seu cadastro e receba aviso para novos conteúdos.


 

 
"Coloque-se em movimento. AÇÃO é mover-se. Dar o primeiro passo é colocar o Universo em movimento. Na direção certa, no rumo que se quer (...). Pôr em prática o que se sonha. Fazer acontecer. A energia bem direcionada é construtiva. Começar. Buscar. Deixar de lado as dúvidas e medos. Partir. Realizar".
Autor desconhecido

Nunca é tarde para se movimentar

Para começar de leve

Algumas modalidades de esportes que você pode experimentar antes de radicalizar.

YOGA
Trabalha os músculos, força, equilíbrio e gera
bem-estar e paz interior.
Saiba Mais

PILATES
As aulas são dinâmicas e visam, principalmente, o fortalecimento dos músculos.
Saiba Mais

AULAS DE CIRCO
Os exercícios trabalham força, equilíbrio, coordenação e são feitos, geralmente, com tecidos, trapézio e cama elástica.
Saiba Mais

STAND UP PADDLE
Essa atividade trabalha a força muscular, principalmente braços e pernas, e gera a sensação de calma e paz pelo contato com a natureza.
Saiba Mais

Dar o passo a mais em direção ao improvável. Sair do lugar para conquistar novos territórios. Um novo caminho só pode ser encontrado saindo da trilha, se movendo. Quais riscos você teria coragem de enfrentar para se reinventar?

No mês de Abril, convidamos você a arriscar-se e seguir uma trajetória rumo ao novo com esportes radicais.

Adrenalina, uai!

Minas tem inúmeras opções para quem quer experimentar esportes radicais.
Montanhas, cachoeiras, rios ou cidades são pano de fundo perfeitos.

Trekking

Acessível e deslumbrante, democrático e revelador. Seja uma simples caminhada por regiões próximas a centros urbanos ou uma travessia de muitos dias por lugares paradisíacos, o trekking pode fazer com que você conheça paisagens, pessoas e cenários inimagináveis.

Confira as melhores rotas de trekking em Minas.

Confira dicas para praticar o esporte:

Caving

Sabe aquela excursão de visita a cavernas? Pois é, tem gente que leva a prática a sério, como um esporte chamado Caving. Você terá de explorar um ambiente úmido e escorregadio, atravessar rios, lagos, fendas estreitas e pedras perigosas.

Minas tem diversas opções para quem se interessar. Confira.

Escalada e Rapel

Tão diversificados quanto seus benefícios, Escalada e Rapel são esportes extremamente populares, com adeptos de diversas idades e gostos. Seja subindo, ou descendo, o que não faltam são opções de vias (locais preparados). Confira:

Rafting e Acquaride (Descida de rios)

Quem acha que descer corredeiras em boias é um esporte distante, está completamente enganado. Algumas regiões do estado têm diversas opções desta prática esportiva.

Confira onde praticar em Minas

Mountain Bike

Montanha e bicicleta, duas palavras que parecem estar cravadas na topografia do esporte mineiro. Andar de bike em paisagens exuberantes é uma paixão inegável que reúne pessoas por todos os lados.

Confira os principais grupos de ciclismo

Paraquedismo e Voo Livre

Saltar dos ares ou das rochas certamente é uma atividade radical. Com horizontes de tirar o fôlego, não é preciso viajar para muito longe até encontrar um campo ideal para a prática destes esportes, confira:

E dentro da cidade?

Vale lembrar que também existem esportes destinados a aproveitarem o espaço urbano.

Skate e Patins

De todos os esportes urbanos, talvez estes sejam os mais populares. Homens e mulheres, crianças e adultos podem ser vistos em praças e ruas da cidade em cima das rodinhas. Confira um mapa dos melhores lugares para praticar:

Slackline

A famosa "fita" trabalha equilíbrio corporal e mental. Manter-se de pé é tarefa difícil, mas apenas o primeiro passo rumo a movimentos mais ousados.

Kart

Você não precisa ser um piloto profissional para encarar um autódromo. Amantes de velocidade podem optar pela modalidade "menor" das corridas e escolher algum kartódromo para se divertirem.

 
Qual esporte mudou a sua vida? Conte pra gente!
 
 

Para não cair (em uma cilada)

Na hora de escolher um esporte radical, você deve estar atento a diversos fatores para não ter problemas. Veja alguns pontos:

Qual o grau de dificuldade?
Mesmo dentro de uma modalidade, existem dificuldades diversas. O desafio é superar limites respeitando a si próprio.
É necessário fazer algum curso?
Sempre busque saber se a modalidade tem como requisito cursos, instrução ou acompanhamento. Nunca faça uma atividade radical sozinho.
Qual o condicionamento físico?
Muitas vezes, você deverá se preparar antes de praticar determinados esportes, evitando, acima de tudo, lesões indesejadas
Há roupas apropriadas?
Entender o vestuário de cada esporte é fundamental para não entrar em uma furada, por questões de segurança e praticidade.
 

Com o Reinventário, a cada mês, nós teremos um tema e você terá uma oportunidade para se inspirar, sair da rotina e entrar em ação.

Faça o seu cadastro e receba aviso para novos conteúdos.


 

Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200